Semana passada entre os dias 27 e 29 janeiro fez muito frio por aqui, muito frio mesmo e o pior, com bastante neve e vento. Os termômetros marcavam -35C mas a sensação térmica era de -48C, é muito frio, frio de doer nos ossos.
No domingo, dia 28, quando tudo começou ficamos em casa só olhando a neve pela janela, coisa linda. Na segunda era dia de trabalhar, Sílvia falou logo "Dudu não vai sair de casa nesse frio", resultado ela ligou para o trabalho dizendo que não iria. Eu metido a cabra macho, me agasalhei e fui trabalhar, ou melhor foi ter trabalho e dar trabalho.
Aqui vai o relato do meu longo dia:
Quando saí da garagem com o carro vi que a coisa não tava boa, a neve tava muito alta e a visibilidade horrível, não enxergava mais de 300m a frente, era muita neve caindo, para completar o trânsito estava o caos. As máquinas do governo que limpam as ruas não deram conta do recado. Além do trânsito lento devido a nevasca e acidentes, um outro problema era que por causa da temperatura muito baixa as baterias tendem a descarregar mais rápido e os fluidos congelam. Era muito carro pifado (stall, aprendi essa palavra) no meio do caminho.
Quando saí da garagem com o carro vi que a coisa não tava boa, a neve tava muito alta e a visibilidade horrível, não enxergava mais de 300m a frente, era muita neve caindo, para completar o trânsito estava o caos. As máquinas do governo que limpam as ruas não deram conta do recado. Além do trânsito lento devido a nevasca e acidentes, um outro problema era que por causa da temperatura muito baixa as baterias tendem a descarregar mais rápido e os fluidos congelam. Era muito carro pifado (stall, aprendi essa palavra) no meio do caminho.
Apesar do trânsito lento consegui vagarosamente chegar até o estacionamento onde paro o carro.
O estacionamento é descoberto e estava cheio de neve, quando entrei no estacionamento o carro atolou (é semelhante a atolar o carro na areia da praia, só que com temperatura desumana). O carro ficou atolado na entrada do estacionamento ou seja, ninguém entrava ou saia. Tive que descer do carro completamente empacotado, balaclava e tudo mais, peguei a pá que temos na mala do carro e comecei a tirar a neve que estava cercando o carro, aí eu tentava novamente chegar na minha vaga mas o carro não saia do lugar, não tinha quase mais neve mas o carro deslisava no gelo. Daí surgiu uma mulher e perguntou se eu queria ajuda, obviamente respondi que sim, aí ela empurrou o carro até eu sair do atoleiro. Tudo isso e ainda não passava das 9 horas da manhã.
O estacionamento é descoberto e estava cheio de neve, quando entrei no estacionamento o carro atolou (é semelhante a atolar o carro na areia da praia, só que com temperatura desumana). O carro ficou atolado na entrada do estacionamento ou seja, ninguém entrava ou saia. Tive que descer do carro completamente empacotado, balaclava e tudo mais, peguei a pá que temos na mala do carro e comecei a tirar a neve que estava cercando o carro, aí eu tentava novamente chegar na minha vaga mas o carro não saia do lugar, não tinha quase mais neve mas o carro deslisava no gelo. Daí surgiu uma mulher e perguntou se eu queria ajuda, obviamente respondi que sim, aí ela empurrou o carro até eu sair do atoleiro. Tudo isso e ainda não passava das 9 horas da manhã.
No trabalho cerca de 40% do pessoal não foi trabalhar, muitos mandaram e-mail dizendo que iriam trabalhar de casa. À tarde resolvi ir para casa mais cedo para fugir do trânsito, tudo transcorreu bem, cheguei perto de casa rápido, como não tinha trânsito e eu estava a três ruas de casa resolvi parar no supermercado. Fiz as compras que no domingo não foram possíveis, coloquei as coisas dentro da mala do carro, quando fui ligar o carro, nada. A ignição estava congelada e não girava. Liguei para o seguro e só recebi a mensagem que todos os telefones estavam ocupados. O que foi que eu fiz? Acionei o remote starter (é um recurso que você tem de dar partida no motor sem precisar da chave, funciona como um alarme, aperta-se o botão e o carro liga, só que não engata nenhuma marcha, é apenas para esquentar o motor e esquentar o carro por dentro) e deixei o carro ligado. Voltei para o supermercado, 20 minutos depois voltei no carro e consegui que a chave rodasse na ignição.
Finalmente cheguei em casa e não satisfeito com o dia resolvi limpar a neve (limpar leia-se tirar a neve do caminho dos pedestres e jogar na área onde no verão é o jardim). Pode-se dizer que era um trabalho para português porque ainda estava nevando bastante, ou seja, ia “sujar” de neve novamente mas para diminuir o trabalho nos dias seguintes resolvi começar a limpar. Tinha nevado tanto nesse dia que a neve estava na altura do meu joelho, terminei foi com dor nas costas.
Assim acabou o dia mais frio e desorganizado desse inverno. Foi loucura! Espero não ter nenhum outro como esse.
Na terça-feira continuava muito frio mas sem nevar e ventar o que ajuda muito. As ruas já estavam limpas mas o frio de -35C continuava, não tem muito o que se fazer a não ser se proteger bem. Na terça Dudu já saiu de casa.
Foram três dias de frio intenso, é até assustador. Agora está mais agradável -15C, depois de agüentar -45C, -15C e ainda com sol é beleza pura.
Felizmente deu tudo certo, a semana mais fria do ano acabou e não pegamos nem gripe!
Abraços,
Luciano.
Abaixo a foto do trabalho ingrato, limpar a neve a -45C.
Onde é rua e onde é calçada?
3 comentários:
oi lú,primeiramente um CALOROSO abraço,que bom que escaparam de congelar,estava sentindo falta das publicações que bom que deram notícias,e a mudança ?será uqe dia?beijos em Sílvia e em Duduzinho.Jú Sobral
Oi Cunhado! Cabra macho da Paraíba, da próxima vez fica em casa, viu???
Ainda bem que o pior passou!!!
Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeijos
Flávia Teles
Quanto coragem!!
Olha realmente deve ser muito assustador!
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