segunda-feira, maio 14, 2007

Como Imigrar para o Canadá

Muita gente nos pergunta o que deve ser feito para "arranjar um trabalho no Canadá" e ir para lá como estamos indo. Na verdade, nós não arranjamos um emprego no Canadá, estamos indo para lá para morar como imigrantes legais, arranjar um trabalho só será consequência de ter permissão de ir para lá legalmente.
Dias atrás eu li uma publicação muito legal sobre imigração no blog do Manoel e da Pati, onde eles relatavam sobre esse assunto, e copiei aqui abaixo para que todos possam entender melhor os tipos de processo de imigração disponibilizados pelo governo canadense. O nosso processo foi o Processo Federal.

Segue o texto do Manoel:
"Há algum tempo que estou devendo um post sobre este assunto. Temos recebido vários e-mails solicitando informações sobre o processo de imigração para o Canadá, e resolvemos concentrar todas as respostas neste post.
O Canadá é um país privilegiado, pois ele tem a oportunidade de escolher a dedo as pessoas que quer ter como parte da sua população. Por este motivo, o Canadá é repleto de pessoas com várias competências, qualificações e culturas.

TIPOS DE VISTOS:

*Skilled Worker (Residente Permanente): O skilled worker, ou profissional qualificado, é o processo mais conhecido para quem quer imigrar e morar no Canadá. Neste post, vou fazer comentários principalmente deste tipo de visto (pois é o que temos).
Passando pelo processo de skilled worker, você receberá um um visto de residente permanente, que te dará quase todos os direitos de um cidadão canadense, com excessão principalmente de votar e ser votado. Com este status, você poderá:
· Trabalhar legalmente;
· Direito ao Plano de Saúde do Governo;
· Direito a programas do governo. Ex: incentivos para Educação;
· Direito a aposentadoria (desde que trabalhe, ou seja, contribua);
· Direito a cidadania Canadense depois de 3 anos morando no Canadá;
· Etc...

*Visto de trabalhador temporário:
Se você recebeu uma proposta de trabalho de uma empresa canadense, você terá direito ao visto de trabalho temporário que geralmente tem validade de 2 a 3 anos e pode ser renovado se a empresa tiver intenção de continuar com você.
Com este tipo de visto, você terá um SIN (social insurance number) temporário e por conta disso terá mais dificuldades para conseguir crédito no Canadá.

*Turista (Residente temporário):
Este visto poderá ser de uma entrada ou de várias entradas. Para tirá-lo é necessário comprovar vínculos com o seu país e comprovar que terá dinheiro para se sustentar no Canadá.

*Estudante:
Será necessário tirar este visto pessoas que ficarão estudando no país por mais de 6 meses. Caso o curso tenha duração menor que 6 meses, a pessoa poderá tirar visto de turista e deverá apresentar a carta da escola para mostrar o motivo da viagem.

*Reunião familiar:
As pessoas que são residentes permanentes ou já tem a cidadania, tem direito a ser sponsor (patrocinador) para pessoas de sua familia. A pessoa que está recebendo o patrocinio ficará sob responsabilidade financeira do seu patrocinador durante um periodo de 3 a 10 anos (não poderá contar com qualquer ajuda ou incentivos do governo), mas poderá trabalhar sem problemas.
Os parentes que tem direito a este tipo de processo são:
· Pais;
· Avós;
· Crianças dependentes (sob sua guarda) ou adotadas;
· Irmãos ou sobrinhos, desde que órfãos, menores de 18 anos e não sejam casados;
· Qualquer parente de qualquer idade, desde que o patrocinador não tenha pais, avós ou tios vivos.

*Refugiado:
Voltado para pessoas que estão sofrendo perseguição ou constantes atos de violência.
É importante avisar que na maioria das vezes isto não se aplica para nós, brasileiros. Existem países muito piores com relação a perseguição e violência, como aqueles países que vivem em guerra.

*Investidor:
Esta classe é voltada para pessoas interessadas em fazer investimentos e/ou abrir empresa no Canadá. Não conheço muito este tipo de processo, mas acho que o investimento minimo é de CAN $800,000.

*Nomeado pela província:
Este tipo de visto dá direito a pessoa gozar do status de residente permanente exatamente igual ao skilled worker. Para se encaixar neste visto, a pessoa precisa ter o perfil desejado pela província, ter uma profissão em demanda naquela província e já ter uma oferta de emprego.

PROCESSO DE IMIGRAÇÃO SKILLED WORKER:

O procecesso de skilled worker pode ser dividido principalmente em dois tipos:

*Processo Federal – O processo federal é o mais conhecido entre as pessoas que querem morar no Canadá. Através dele, você comprovará junto ao governo que você tem o perfil desejado para aqui.

*Processo de Quebec – O Quebec se diferencia do restante do Canadá; primeiro por conta do idioma (é a única província onde se fala Francês e não Inglês); segundo por conta da sua cultura e costumes que são diferentes do restante do Canadá. Por este motivo, o Canadá cedeu o direito do Quebec escolher seus próprios imigrantes baseado nos seus interesses e perfil desejado.
Apesar da aceitação ser feita por Quebec, o visto é emitido pelo governo federal. O imigrante que vier para o Canadá através do processo de Quebec não é obrigado a morar lá ou não existe um tempo mínimo que a pessoa precisa ficar lá.

PASSO-A-PASSO (Processo federal):

1. Simulação para saber sua pontuação –
O processo de imigração para profissional qualificado é baseado em um pontuação que leva em consideração 4 pontos:
· Educação – Ensino Médio/Curso Superior (um ou mais de um)/Curso Técnico/ Mestrado/ PhD;
· Idade (a faixa de idade que mais conta pontos é entre 21 e 49 anos);
· Anos de experiência de trabalho (tudo conta, experiência na área de formação ou fora dela, estágio, profissional autônomo, empresário etc);
· Nível linguístico.
É importante dizer que tudo que você citar no seu processo, você terá de comprovar:
· Diplomas;
· Carteira de trabalho/ contratos / cartas de referência;
· Nível linguistico é comprovado através de prova. No caso do inglês, o IELTS é o exame necessário; no caso do Francês, o TEF.
Não existe concorrência no processo federal, é simplesmente atingir a pontuação necessária (67 pontos) e correr para o abraço. Lembre-se, você terá que provar que tem os pontos (com toda a documentação) .
Além dos requisitos citados acima, você ainda poderá ganhar pontos em adaptabilidade (dependendo do nível cultural do seu acompanhante - cônjunge ou se tiver algum familiar morando legalmente no Canadá) ou se tiver alguma oferta de trabalho.
Como vocês puderam perceber, não existe regra. Sua combinação de pontos poderá ser diferente de outra pessoa que passou no processo do mesmo jeito.
Site para simulação: http://www.cic.gc.ca/english/skilled/assess/index.html
A simulação é sempre baseada nas informações do aplicante principal.

2. Prova IETLS e/ou TEF – De acordo com sua pontuação nessas provas, você poderá ser enquadrado como básico, intermediário ou avançado. A avaliação não é com relação a média geral e sim as notas de cada quesito individualmente (escuta, fala, escrita e leitura). Isso quer dizer que você pode tirar nível intermediário em fala e avançado em escrita (isso irá afetar na sua pontuação no processo).
O aplicante não é obrigado a fazer as duas provas, apenas se precisar elevar a sua pontuação no processo.
A(s) provas só precisará(ão) ser feitas pelo aplicante principal (o dependente não precisa).

3. Pagamento da Taxa inicial e envio dos documentos juntamente com os formulários –

Você poderá visualizar a lista completa da documentação necessária no site da imigração canadense:
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/index.html

A primeira taxa custa CAD$550.00 para cada integrante do processo com mais de 22 anos (aplicante principal, e cônjunge);
Para dependentes abaixo de 22 anos a taxa é de CAD$150.00.

4. Exames médicos –
Em um determinado momento, serão solicitados exames médicos. Os exames médicos são:

· Radiografia;
· Exames de sangue;
· Exame de urina;
· Consulta médica com várias perguntas e examinação médica.
Esse procedimento serve principalmente para:
· Verificar se a pessoa é portadora de doenças sexualmente transmissíveis;
· Verificar se a pessoa é usuária de drogas;
· Verificar se a pessoa possui algum problema de pulmão ou de má formação no coração;

5. Pagamento da taxa final e envio dos passaportes –

Poucos dias após os exames médicos terem sidos enviados juntamente com o parecer médico, chega a solicitação dos passaportes juntamente com a solicitação do pagamento da última taxa.
A última taxa custa CAD$ 490.00 por pessoa e só quem precisa pagar é o aplicante principal e cônjunge (dependentes não precisam).


O processo leva em torno de 12 a 14 meses (caso não tenha nenhum problema).
Além da verificação de todas as informações e estado de saúde do imigrante, os oficiais de imigração também fazem consultas com relação a antecedentes criminais e história da pessoa.
Sabemos que atualmente existe um processo chamado processo simplificado, mas não sabemos informações mais detalhadas, pois na nossa época de processo isso não existia.

Além do pagamento das taxas, o governo exige que a pessoa comprove que dispõe de um certo valor (a pessoa não irá gastar esse valor no processo). Este valor é somente para mostrar que a pessoa tem condições de começar sua vida no Canadá e se sustentar por algum tempo até conseguir emprego. Esses valores podem ser visualizados no seguinte site:
http://www.cic.gc.ca/english/skilled/qual-4.html


PASSO-A-PASSO (Processo de Quebec) –

1 – Etapa de Quebec (simulação) – Você deverá usar o simulador para saber suas chances de aceitação pela província de Quebec
http://206.162.174.213/dpi/index.jsp?languageCode=en

2 - Etapa de Quebec (envio de documentos para o escritório de Quebec e pagamento da taxa de Quebec) – Caso você seja aprovado na simulação, você deverá enviar a documentação (a documentação necessária será encontrada em: www.imigraca-quebec.ca), juntamente com o pagamento das taxas do processo de Quebec.
Taxas : CAD$ 390.00 para o requerente principal e CAD$ 150.00 para os dependentes incluindo filhos.

3 – Entrevista e obtenção do CSQ

O processo de Quebec não exige comprovação da língua através de prova. Você será convocado para uma entrevista que poderá ser fora da sua cidade ou Estado e nesta entrevista será feita uma avaliação do seu nível linguístico de acordo com o nível que você declarou possuir. Esta entrevista também servirá para verificar os documentos originais e uma conversa sobre suas experiências e o que pensa do seu futuro no Canadá.
Caso você seja aprovado, você receberá um certificado de aceitação (CSQ). Com este certificado você dará entrada no processo Federal.

4 – Processo Federal -

Suas qualificações já foram avaliadas pela província do Quebec, e não precisarão ser avaliadas novamente pelo governo federal. Isso quer dizer que você não precisará enviar novamente seus comprovantes de trabalho, e nível cultural ou linguístico. Isso significa também que o governo federal só poderá recusar o seu visto a partir deste momento, se você tiver algum problema de saúde grave ou algum problema criminal.
O processo por Quebec exige que você comprove um valor mais baixo em conta, pois eles calculam que o custo de vida lá em mais baixo. Os valores variam entre CAD$2,500 a CAD$4,000 dependendo do número de pessoas (você poderá verificar em www.imigracao-quebec.ca)


Não recomendamos ninguém a desembarcar no Canadá com a quantidade minima exigida pelo governo. Venha sempre com um extra para uma eventual necessidade. O custo de vida aqui é elevado e a gente nunca sabe o que vai acontecer no começo de nossas vidas aqui e quanto tempo iremos levar até conseguir o trabalho."

Um comentário:

iRentCanada disse...

iRentCanada is an internet rental network providing affordable homes, apartments, condos and commercial spaces for rent all over Canada. Find Affordable Homes for Rent as well as apartments for rent in Toronto, Calgary, Montreal, Edmonton, Vancouver, Ottawa and more!

iRentCanada is changing the way the average person finds his or hers new apartment. We've made it so simple and easy to use. Search using our advanced search features or by map view. Most ads have over 15 large pictures, detailed descriptions, maps and so much more. The site is updated constantly throughout the day assuring accurate and legitimate rental properties for you to checkout. Feel confident that if there's an apartment for rent, it's available on iRentCanada.ca

more detail see in site http://www.irentcanada.ca/

" Apartments for rent in Toronto "