quinta-feira, janeiro 03, 2008

Católicos no Canadá


Segundo li, cerca de 43.6% da populacao do Canadá é católica. Inclusive as escolas públicas daqui podem ser com ensino religioso ou não, as com ensino religioso em absoluta maioria sao católicas.

A missa em si aqui segue o mesmo ritual do que temos no Brasil, a diferença está mais em como a igreja esta organizada. Aqui vão as diferenças que identificamos:

  • Para comecar não tem aqueles jornaizinhos que são distribuídos nas portas das igrejas. Aqui atrás dos bancos da igreja ficam livros, uns com o ritual e outros com as cantigas para acompanhar as missas do ano inteiro. As pessoas usam esses livros durante a missa e depois o deixam lá.

  • Na hora da comunhão, as pessoas se levantam organizadamente seguindo a sequência dos bancos da igreja, sem correria. Detalhe, as pessoas de um banco normalmente só se levantam quando o grupo anterior que foi receber a comunhão já está quase retornando.

  • Algumas igrejas tem uma salinha separada para crianças e familiares fechada por um vidro, chamada de “cry room” ou seja, sala do choro, de onde é possível acompanhar(ouvir) a missa mas quem está fora dessa sala não ouve o barulho das crianças. Na igreja que costumamos frequentar tem essa sala. Isso é bom porque as missas aqui são muito silenciosas, todo mundo muito concentrado, e assim dá para ficar mais a vontade.

  • As doações feitas durante a missa podem ser feitas como no Brasil mas também pode-se usar envelopes que são deixados na entrada da igreja onde é possível identificar especificamente para o se destina a doação. Por exemplo: celebração de missa, grupo de jovens, encontro com Cristo que irá ocorrer em outra cidade, etc. E mais, também é disponibilizado pela igreja um cadastro dos participantes das missas, esse cadastro serve para a igreja fornecer ao final do ano uma declaração com o somatório das doações que feitas ao longo do ano. Essa declaração pode ser usada no imposto de renda.
Pela cidade inteira tem muitas igrejas católicas. O Luciano às vezes vai numa igreja no centro, vizinho ao trabalho dele. Lá tem missa de apenas 30 minutos que ocorrem durante o almoço.

Procuramos ir na missa ao menos uma vez por semana, na igreja Portuguesa, onde tem um padre brasileiro, padre Marinaldo, muito simpático que celebra a missa das 10:00 da manhã durante a semana, das 05:00 da tarde do sábado e meio-dia do domingo. A missa dele é muito boa.

A creche que tenho tentado vaga para o Dudu, para mim excelente, é católica também. Nessa creche tem duas irmãs brasileiras trabalhando, irmã Lúcia e irmã Isabela. Essas irmãs sao uns amores, só mesmo conhecendo para ver como são divertidas e de bem com a vida. O Dudu está na lista de espera dessa creche e estou rezando para a vaga dele ser confirmada o quanto antes.

Essa publicação é dedicada especialmente a minha grande amiga Juliana Sobral. Ju, fala para o padre Jorge que estamos seguindo nossa vida religiosa aqui também, viu?

É isso, bye, Silvia
PS: Alem do Padre Marinaldo atualmente tem outros padres brasileiros aqui em Edmonton celebrando missas em ingles em outras congregacoes.
Nesse site tem uma lista das paroquias de Edmonton e a lingua na qual a missa eh celebrada: http://www.caedm.ca/parishes

9 comentários:

Anônimo disse...

Um...isso é mesmo muito importante. E o Dudu, gosta de ir?
Beijos
Flávia

Unknown disse...

Aff que coisa boa! Deixar papai do céu a frente de nossa vida é muito importante. Desejo do fundo do coração que vcs sempre sintam/percebam a mão Dele em suas vidas.
Beijocas de Camila, Maxwell, Marília e Samuel.

Anônimo disse...

Pati, Lu e Dudu,
Pensamos muito em vocês nestes últimos dias, especialmente no Dudu, que fez dois aninhos. Desejamos muita paz, saúde, amor, felicidade em 2008!!
Vocês enviam o telefone de vocês novamente?
Beijos,
Flávia, Ricardo, João e Marina

Unknown disse...

Hi, I just wanted to say thanks to iRentCanada.ca. Yesterday I was practically pulling my hair out searching through

dozens of newspapers, and several online rental property website before I came across www.iRentCanada.ca. I have

never seen such a great site, and so easy to use. iRentCanada has so many awesome ways to search for rental

properties. Within seconds I found my new place. Their Ad detail page is so detailed, that just by reading the

description, seeing the apartments on the map, and seeing usually more then 15 large photos, there was no need to

run around town seeing hundreds of apartments for rent in Toronto. And you can feel confident that if it's for rent

it's on iRentCanada. Long story short, thank you iRentCanada. In total it took me 5 minutes to search, find what I

was looking for and even contact the landlord. A trul
I definitely agree with what the other guy said above. I mean then again who am I to say. It's his opinion anyways.
" Apartments for rent in Toronto "
apartments for rent in Toronto |

Toronto apartments for rent
| | Toronto apartment rentals
www.irentcanada.ca

Thanks
www.iRentCanada.ca
Mike G

Unknown disse...

olá, sou padre no rio de janeiro e gosto de pesquisar sobre a igreja em outros países. Pesquisando sobre a Igreja no Canadá me deparei com o blog de vocês. Parabéns por conservarem a fé mesmo em terras estrangeiras. Essa é a alegria de ser católico, somos membros de uma mesma família mesmo que estejamos em qualquer parte do mundo. Abraços. Deus abençoe suas vidas. Pe. MArcos.

Pe. crimário disse...

Fico feliz em saber que tem católicos no Canadá e daorganização das igrejas. Sempre ouço dizer que as igrejas estão abandonadas e algumas até cedidas pra outros estabelecimentos. Isso procede
abraço
pe.Crimário

Unknown disse...

ola, sou padre catolico em londres, e o ano passado estive ai no canada. realmente e'muito bonito, este ano estou pensandoem ir nomes de novembro, sera'que vai estar muito frio.
jolond@ig.com.br
um abraco

Unknown disse...

padre jose osvaldo

Anônimo disse...

Pra você ver a diferença. O livro que você mencionou é o missal e o de canto, provavelmente, o liber cantualis.

Não é mera questão de organização não. Toda Missa, em todo lugar, TEM que ser EXATAMENTE a do Missal, sem musiquinhas avulsas, sem palmas, sem gestos avulsos, sem ninguém aparecendo demais (inclusive o padre, que aliás sequer celebra olhando para o povo, mas sim ou para o Missal, ou para a cruz, em caso de arranjo beneditino ou celebrar ad orientem). De preferência a Missa seja celebrada em Latim, principalmente nas matrizes onde sabe-se que existem povos de diversas nacionalidades. A Missa não é propriedade da comunidade, nem do padre, nem de ninguém, mas sim da Igreja toda: a da terra e a do céu.


só umas ... Tenho pensado em ir pro Canadá. Que cidade é a sua?