quarta-feira, janeiro 09, 2008

Limpando a neve

A neve tem caído suavemente aqui em Edmonton. Não houve até o momento nenhuma nevasca, graças a Deus. De qualquer forma sempre que neva é preciso limpar.
A neve daqui é considera “seca”. Na prática isso significa dizer que a neve se parece com areia, se esfarela. Ainda não fizemos bonecos de neve porque de tão seca a neve não se junta para montar as bolas do boneco. O lado bom disso é que mais fácil limpar o chão, pode-se usar vassoura, se estiver escassa. Dizem que pelo fato de ser seca é muito mais leve o que contribui no esforço exigido para a limpeza.

Como ja havia escrito antes, a limpeza das calçadas é de responsabilidade dos proprietários dos imóveis. O governo é responsável apenas pela limpeza das calçadas nas proximidades das escolas, hospitais e em suas próprias propriedades. No caso cada pessoa tem 48 horas após a neve cair para removê-la. Não limpar a calçada pode resultar em uma multa de $85,00 mais uma continha com o custo da limpeza feita pela prefeitura. O que significa dizer que se você for se ausentar da sua casa durante o inverno tem que deixar alguem responsável pela limpeza da calçada. O Luciano limpa a neve sempre que cai, em média uma vez por semana ou menos. O Dudu também tem a sua própria pá para ajudar o pai ;-)
Luciano limpando a neve da calçada da nossa casa.
Em condomínios, prédios, universidade, casas grandes normalmente o pessoal usa umas máquinas para limpar a neve, tem de todo modelo, algumas se parecem com cortador de grama, e, às vezes, pequenos tratores.
Esse trator faz a limpeza das calçadas da universidade.
Com relação às ruas... aqui existem 2 tipos de ruas: as que são rotas de limpeza de neve (snow routes), normalmente ruas e avenidas por onde os ônibus trafegam e principais ruas/avenidas, e as que não são, ruas residenciais menos movimentadas.

Placa de rua indicando que aquela rua é rota de limpeza de neve
Esse detalhe faz muita diferença com relação a limpeza da neve das ruas porque nas ruas que são "rotas de limpeza de neve" passa caminhão jogando terra com sal e depois um trator para tirar essa mistura de terra /sal + neve. Eles jogam essa mistura para dar mais aderência dos carros ao solo (no caso a areia contribui) e para derretar a neve (sal). Isso porque o gelo da neve nas ruas faz os carros deslizarem muito. Nesse tipo de rua não é permitido estacionar carro em dias de limpeza sobre o risco de ter o carro rebocado e levar multa. Nessa ruas assim que jogam o barro a impressão que se tem é que se está na roça porque não se vê nem de longe o asfalto. Outra coisa ruim, é que os carros, sapatos, entradas dos prédios/shoppings e tudo mais fica imundo. Imagine aí uma enorme sujeira.
O trator fazendo a limpeza da neve.

Mais uma de trator fazendo a limpeza da neve.
Nas demais ruas a limpeza é feita com muito menos frequência, nesse caso é preciso andar com menos velocidade para evitar acidentes.
A nossa rua não é rota de limpeza de neve, olha como era antes do inverno e como está agora...


Nossa rua no outono.


Nossa rua no inverno. Cadê o asfalto da rua? ;-)
Toda essa confusão de caminhões, tratores, areia e neve nas ruas faz com que o asfalto se danifique com mais rapidez. Durante o verão o que vimos foi muito trabalho para refazerem e/ou recapiarem ruas e avenidas e isso se repete todos os anos.
É isso, só mais um pouquinho de inverno para vocês.
Bye, Sílvia

2 comentários:

Unknown disse...

Amados, estou em débito com vcs...então lá vai!!
Feliz Natal, Feliz Ano Novo..Parabéns pro príncipe da titia...!!!
Que 2008 seja com muita saúde e realizações.
BJOCAS e muita saudade de vcs!..eita povo pra fazer falta...Deus que me livre!! eita trem longe esse tal de Canadá!!!

Anônimo disse...

members sherron thesis cleaner aperture directorates agendadcita closures rolfbccsso carol wildlife
semelokertes marchimundui