segunda-feira, janeiro 14, 2008

Novos Conhecimentos


Chegamos no Canadá há 7 meses e tenho sido muito feliz no que diz respeito a novos aprendizados. No próximo mês farei o sétimo treinamento/curso desde a nossa chegada e o que é melhor, sem ter que pagar NADA por nenhum deles. Como consegui esse milagre? Isso aconteceu porque alguns treinamentos foram feitos por conta da imigração e os outros por conta da universidade onde estou trabalhando.

Como imigrante se tem direito a fazer curso de línguas gratuitamente (http://www.alberta-canada.com/immigration/living/englishlanguagetraining.html), a menos que o seu nível de inglês seja considerado avançado. Para alguns níveis, iniciante principalmente, as vagas são muito concorridas, mas tive sorte porque no teste de nivelamento de inglês que fiz me classificaram para um curso de intermediário-avançado e assim consegui uma vaga com facilidade. Os cursos oferecidos pela imigração, se fossem pagos, seriam caros porque são muito bons e em escolas renomadas, o que eu comecei fazer era excelente, tinha duração de dois meses, 6 horas por dia. Muitas instituicoes disponibilizam outros vários tipos de treinamentos gratuitos para imigrantes e cheguei a fazer também um sobre como fazer currículo e se comportar em uma entrevista de emprego (http://www.changingtogether.com/), foi ótimo porque eles melhoraram o meu currículo.

Quando comecei a trabalhar fazia so uma semana que o curso de inglês oferecido pela imigração havia começado (Os cursos aqui são oferecidos por estação do ano, o que eu fiz teste seria para o outono e efetivamente iniciou no final de agosto). Como eu iria interromper os curso de inglês já que as minhas aulas eram durante o dia, eles perguntaram se eu não queria fazer curso de inglês na universidade, sem custos, sendo que a noite. É lógico que eu aceitei! Esse também foi muito bom. Atraves so meu trabalho tambem estão me oferecendo cursos de capacitação porque tenho que trabalhar com algo completamente novo para mim, ERP, PeopleSoft. Mais um desafio que eu estou adorando!

Segue então a lista dos treinamentos que já fiz e alguns que estão previstos de serem feitos em breve:
  • Inglês - English as Second Language - 1 mês no Changing Together (centro de imigracao)
  • Preparacao para o Mercado, entrevista e curriculo - "Pre-employment Training" - 2 semanas no Changing Together (centro de imigracao)
  • Inglês - "English as Second Language" - 2 meses- só fiz uma semana de 2 meses de curso no Norquest.
  • Inglês – “Speak More Effectively” - University of Alberta
  • Fundamentals of XML - 1 semana
  • PeopleSoft - Introduction to PeopleSoft for FMS and SCM Rel 8.9 - Oracle
  • PeopleSoft - Contracts 8.9  - Oracle
  • PeopleSoft – Grants 8.9 – Oracle (ainda sem data)
É isso, tem sido muito bom aprender coisas novas ;-)

Bye, Silvia

2 comentários:

Anônimo disse...

olá amigos queridos!!!voltamos de viagem essa semana,por isso estava sem poder visitar o blog de vcs,sempre que chego no consultório vejo logo se tem publicação nova,estava com saudades,não consegui ligar pra vocês de lá como havia dito,mas tenham certeza que foram muito lembrados lá na nossa terrinha,lembrei muito de Duduzinho no dia 31,rezei por ele para que o nosso bondoso Deus o abençoe sempre e que ele seja sempre motivo de muitas alegrias na vida de vocês.Aproveitamos muito cada momento com a nossa família ,curtimos muito as praias,comemoramos o aniversário do nosso Dudu,vivenciamoss o espírito natalino,e comemoramos a chegada de mais um ano,graças a Deus nossa viagem foi mutio abençoada por Deus a cada quilometro pecorrido,andamos quase 6000km e nada de mal nos aconteceu só temos mesmo que agradecer muito a Deus,durante a viagem levei um rosário(que agora são 4 terços) e rezei 15 vezes o rosário,Nossa Senhora esteve todo o tempo a nossa frentee chegamos em paz.Sílvia amiga,obrigada pela publicação sobre católicos no canadá,adorei mesmo,imprimirei para dar ao pe. Jorge quero que ele mesmo veja seu recado para ele,sei que ele ficará feliz em saber da caminhada de vcs ai neste continente gelado.vou ligar pra vocês para matar um pouco as saudadese assim que der mandarei as fotos dos melhores momentos da nossa viagem.Beijos e fiquem com Deus.Feliz 2008 amigos aventureiros!!!

Anônimo disse...

sílvia ,escrevi tanto que até esqueci de assinar o comentário.beijos Juliana Sobral e família