quinta-feira, setembro 11, 2008

ABC do futebol para brasileiros.



Mais um post sobre futebol :-)
O objetivo não é ensinar ninguém a jogar, vou apenas relatar minha experiência jogando futebol na terra onde nosso esporte favorito chama-se soccer.

Desde que cheguei por aqui que jogo futebol, mas sempre foi uma espécie de futsal, sem muita posição definida.
Esse ano fui chamado para fazer parte de um time de futebol de campo para um torneio outdoor da temporada primavera/verão (parece coisa de desfile de moda mas não é não).

Recebi o convite de um mexicano que trabalha comigo. Beleza, vou na hora, falei. A única coisa que me preocupei foi em comprar minha chuteira. Em nenhum momento me passou pela cabeça saber o nome em inglês da posição que eu jogo.

No Brasil o máximo que a gente aprende sobre o esporte é o nome, soccer e o nome da posição de goleiro, goal keeper, que ninguém chama assim, chama só de golie. Pois bem, o combinado era nos encontrarmos (eu e o mexicano) no campo de jogo, ele iria me apresentar ao técnico e o resto era comigo.

Cheguei no campo na hora marcada mas o mexicano não, o jogo já tinha começado e eu fiquei lá assistindo. O técnico estava conversando com outro cara fora do campo, comecei a prestar atençao na conversa deles. Foi aí que me toquei que não sabia dizer como é volante em inglês.
Como é que eu queria entrar no time e não sabia nem em que posição jogar?

Na conversa do técnico o que eu consegui ouvir/entender foi que o time precisava de 'D', de 'Sweeper' e de 'Stopper'. Ele reclamava que o time só tinha Mid e Foward. Eu tentei decifrar a conversa e entedi que D era jogador da Defesa (zagueiro), Mid era meio-campo e foward atacante. Até ai tudo bem, e o que danado era Sweeper e Stopper? Eu não poderia dizer a ele que jogava no meio-campo senão já tava fora por excesso de contingente, o jeito foi me escalar como zagueiro na defesa.

Quando o mexicano chegou que me apresentou o técnico perguntou, "você joga em qual posição?", prontamente respondi D. Ele todo animado disse "Que bom, estamos mesmo precisando". No outro jogo já fui escalado.

Nesse primeiro jogo não joguei nada. O time adversário era de uns caras da Nigéria, uns caras grandes e rápidos. Não fiz nada, decepção total. Nem para avisar ao pessoal do meio-campo que tinha "ladrão" chegando eu sabia. E ai fazer o quê? Deu tudo errado.

No jogo seguinte, fiquei no banco. Fiquei observando o jogo e percebi que o tal do stopper é o velho e bom volante. Quando o cara que tava jogando de stopper pediu para sair e ninguém se habilitou de primeira, dei um pulo e entrei logo em campo. Aí beleza, joguei bem, fiz o serviço direito. Roubando bola entregando redonda pro meio-campo ou fazendo logo a conexão com o ataque.

O nosso time jogou muito bem terminou em primeiro lugar na primeira fase, mas infelizmente perdemos a semi-final e fomos eliminado do torneio. Mas a experiência foi boa, aqui tem muita gente que joga futebol e bem, incluindo canadenses.

Sim, O sweeper é o mesmo que o líbero. E para avisar ao companheiro "olha o ladrão" você diz "man on".

Abraços,
Luciano.

4 comentários:

Jão disse...

Muito bom o post, quando chegar por aí pretendo participar de algo parecido.

O nome das posições eu até já sabia, tem tudo nos videogames :P

abraços

João

Carlos, Fernanda e Anna Luiza disse...

Muito bom esse post...!
Bom saber que aí tb tem futebol.
Como eu jogo na defesa...e me arrisco no gol....tenho escalação garantida...kkkkk
Abcs
Carlos.

Paulo Henrique disse...

Tem vaga pra "golie" que quase foi profissional, mas que está há algum tempo afastado dos gramados?? :))
abs

Unknown disse...

Boa noite,sou Valéria,moro no Brasil e meu filho de 15 anos joga futebol.
Ele é muito bom jogador,gostaria de saber se é possível ele estudar e jogar futebol em Montreal?
Obrigada.
Meu email é: acre_100@hotmail.com