terça-feira, setembro 23, 2008

Estou GRÁVIDA!

Eu tenho uma pequena/grande novidade para contar aqui… estou GRAVIDA! É isso aí, estou na décima quinta semana de gravidez. Estamos muito felizes com a novidade porque planejavamos aumentar a familia e esse novo bebe era muito desejado. O único que ainda não entendeu muito bem o que esta acontecendo foi o Dudu porque quando falamos em baby, ele acha que ele é o baby, confunde tudo, mas ate o final, com uma barriga maior, ele vai entender.

Após um longo período de sonolência no início da noite, enjoos, muita sensibilidade a cheiros, estou de volta aqui para contar um pouco da minha experiencia de estar grávida no Canadá. Aqui vai o meu relato:

Temos um médico da familia (clinico geral) que conseguimos pouco tempo depois que chegamos ano passado. Ele havia anunciado que estava aceitando novos pacientes (muitos medicos nao aceitam novos pacientes) e tivemos a sorte de ir nele e dele ser muito bom. Quando fizemos a nossa primeira consulta familiar, eu, Luciano e Dudu fomos juntos, e o medico ofereceu fazer um check up na gente para montarmos o nosso historico de saude aqui no Canada. Demorei para fazer esse check up porque tinha feito um antes de sair do Brasil e acabei so voltando la em abril desse ano. Ele ja sabendo da minha intencao de engravidar fez em mim varios exames e ainda solicitou exames de sangue/urina e coracao em laboratorio. Que deram tudo bem. Tambem me receitou para tomar Materna, uma multivitamina que é normalmente indicada para antes/durante/depois da gravidez muito popular por aqui que pode ser comprada em qualquer supermercado. O medico ainda me disse no final dessa consulta que quando eu desconfiasse que estava gravida, fizesse o teste de farmacia, se esse desse positivo que marcasse uma nova consulta para ir nele.

Em agosto, fiz o teste de gravidez de farmácia e la estava o resultado: PREGNANT ;-) EBA! Dai, marquei a consulta no medico e o que ja fiz ate o momento foi:

  • 3 consultas no médico de familia, a de hoje foi a última. Ele ja me encaminhou para um obstetra e partir de outubro passarei a ir nele ate o final da gravidez. A escolha do obstetra foi de acordo com o hospital que eu escolhi. O hospital que eu escolhi é o mais próximo da nossa casa que soube ser muito bom (a esposa do meu chefe eh enfermeira e ela conhece todos os medicos, hospitais e ele me ajudou nesse sentido). Nesse site tem uma lista dos medicos obstetras e dos hospitais daqui: http://www.obgyn.med.ualberta.ca/about/clinicalfac.html. Só posso dizer que torço para que o obstetra seja realmente bom. O meu medico sempre atende pontualmente no horario agendado e as consultas ate o momento foram longas, até de 1 hora, onde ele conversa e explica um monte de coisas. Por antecipação já sei que todos os obstetras costumam atrasar muito para atentar por questões especialmente relacionadas a partos eventuais.

  • Os exames laboratoriais (sangue/urina e outros) são feitos em laboratorio. Para realizar esses exames pode-se agendar com antecedência pela internet ou por telefone, o local/dia/horario desejado. Normalmente faco perto de casa em final de semana para ser mais relaxado para mim. Nao precisei nenhuma vez esperar para ser atendida já que havia agendado previamente mas tambem pode-se ir para o laboratorio sem marcar e esperar ate ser atendido. Da ultima vez que fiz exame vi no quadro que o tempo de espera para aquele dia era de 50 minutos.

  • Fiz duas ultrasonografias e até onde sei farei mais uma com 20 semanas, essa ja está agendada, não sei se farei outra no final. Esse tipo de exame é agendado diretamente pela secretaria do médico, que agenda o dia/local/hora para você e encaminha a requisicao diretamente para a clinica/hospital onde sera feito o exame. Por conta e vontade propria nao pode fazer o exame que deseja, so por requisicao do medico. Com relação a realização do exame, na sala de ultrasom só entra a médica e a paciente (mãe), e a medica fica la uns 30 minutos olhando a sua barriga sem falar nada. Nos dois ultrasoms fiquei la deitada no maior suspense, so tentando entender as caras que a mulher fazia. Após isso ela chama o seu marido (acompanhantes) e mostra o bebe para o casal. A última que eu fiz semana passada eu adorei, bebe se mexendo, cabeção, perninhas/bracinhos se mexendo, coracao batendo forte, ate chorei. Era para ter feito apenas uma ultrasonografia até o momento, fiz duas porque a primeira deu que ainda estava com 10 semanas e 6 dias, o que consideraram muito recente e pediram para repetir.
Como já falamos antes, voce nao pode pegar o resultado do seu exame, eles mandam (laboratorio/clinica/hospital) diretamente para o medico atraves de um sistema de informatica que usam aqui (Ja cai tudo na sua ficha) ou por fax. Na consulta seguinte o medico fala com voce sobre os resultados. So em caso de haver algum problema, o medico ou o laboratorio ligam para voce com antecedencia. Isso foi o que aconteceu comigo com relacao ao meu primeiro ultrasom. O medico viu o resultado do primeiro exame e como tinha sido feito antes de 11 semanas (apenas 1 dia!) solicitou um novo exame antes da consulta seguinte porque considerou que o exame não era confiável. Sendo que ele nada me avisou. Daí o pessoal do hospital me ligou so para confirmar o segundo exame, dando endereco, dia e horario. Tomei um grande susto e eles do hospital nao sabiam obviamente me informar nada. Pensei imediatamente que havia dado algum problema com o bebê ou comigo. Dai liguei no medico que me informou a razao da repeticao. UFA !

É isso, até o momento está indo tudo super bem, Graças à Deus. E agora, passado o primeiro trimestre, me sinto ótima.

[]’s Silvia

8 comentários:

Anônimo disse...

Que beleza, Silvia!!

Meus parabéns!

Felicidades!

Sandro e Família disse...

Silvia e Família

Esse momento é mágico e gostaríamos de desejar uma gravidez tranquila e que o novo herdeiro ou herdeira traga mais felicidade para a família.

Parabéns !!!

Jão disse...

Parabéns pelo baby...

Que venha com muita saúde

Obrigado pelas informações, todas muito úteis.

Abraços,

Jão e Cau

Anônimo disse...

ôoo família...

a parte da família do Piauí está muito feliz com mais esse novo membro!!! Que os próximos meses sejam tranquilos e que todos tenham sempre muita saúde! Amo vocês!!!
Flávia

Ju disse...

Parabéns!!!! Muita saude pra vc e pro bebezinho que está por vir! =)

Beijos,
Ju

Anônimo disse...

Queridos Sílvia ,Lú ,Dudu e Bebezinho,é muito bom saber que vcs estão bem,principalmente nesse momento tão lindo e especial que é a espera de um bebê que vcs possam aproveitar da melhor forma e que Papai do céu os abençoe e proteja sempre.Parabéns!!!Jú sobral e família

Fernando e Silvia disse...

Parabéns minha xará! Toda saúde para você e para o baby! Felicidades! Um beijo,
Silvia

Rogério disse...

Parabéns!!!

Uma criança na nossa vida sempre é uma benção e, também, muita farra!!! rs...

Nós temos três, rs...

Muito bom também os vários shows que vocês estão vendo.

Grande abraço!

rogério