- NUNCA interrompa uma pessoa falando, eles ODEIAM isso. Ainda que voce tenha alguma informacao contraria o que esta sendo dito, espere a pessoa acabar de falar e diga depois o que voce quer dizer.
- Reunioes comecam na hora marcada. Pouco importa se foram convidadas 20 pessoas e ate aquele momento so chegaram 5 delas. Muito embora, nao necessariamente, acabem na hora.
- A maioria das pessoas trabalha exatamente o numero de horas e o horario o que esta previsto para trabalhar, a menos que ja esteja previsto alguma hora extra.
- Sem chance de fazer piada de mal-gosto, eles nao gostam disso e muitas vezes nao entendem. A piada que eles gostam sao aquelas bem bobinhas.
- Diria que em ambiente de trabalho o pessoal abomina cheiro forte. Perfume, hidradante, tudo tem que ser leve ou sem cheiro (no caso do hidratante). Correndo o risco de ouvir reclamacao.
- Dependendo da reuniao, especialmente longas reunioes, ou no inicio da manha, muitoas pessoas comem coisas. Detalhe, nao espere ninguem lhe oferecer nada, eles comem sem oferecer.
- A ida e volta para uma reuniao eh uma coisa estranha. Voce pode sentar na mesma sala que outras pessoas que estao indo para a sua reuniao, mas dificilmente alguem vai lhe chamar para ir ou voltar junto. Eu trabalho no 19 andar, minhas reunioes normalmente acontecem no 6 ou no 4 andar. Acontece demais da gente ir e voltar separados, sem ninguem chamar ninguem, porque eles nao querem interromper o que voce esta fazendo.
- Muita gente come/almoca na mesa de trabalho. Acontece que se voce estiver comendo e alguem chegar para falar com voce, ela nao vai esperar voce terminar, ou voltar depois. A pessoa vai continuar falando com voce como se nada estivesse acontecendo.
- Onde eu trabalho as pessoas podem tirar 15 minutos para comprar café pela manha e outros 15 minutos pela tarde. As vezes tambem se vai para uma cafeteria e fica por la mesmo para tomar o café. O que nao falta aqui sao cafeterias (Tim Hortons, Starbucks, Second Cup…).
- Eh logico que existem excessoes mas para mim em media o pessoal eh muito produtivo, envolvido no que faz, trabalhando para as coisas darem certo.
- Talvez seja bem mais discreto que no Brasil, mas o pessoal tambem faz fofoca.
- As pessoas nao costumam lhe perguntar da sua vida pessoal, a menos que tenha um pouco de intimidade com voce.
- Ja aconteceu comigo de mudar de sala varias vezes e eu tive que fazer a minha propria mudanca, incuindo levar o meu computador que tem dois monitores. Ainda que tenha usado a minha cadeira com rodinhas e nao tenha sido aquele esforco para mim, aqui as coisas sao assim, todo mundo, sem excessoes faz de tudo. Aqui tem pouquissima gente na parte administrativa (servicos) das empresas.
- Muitas mulheres aqui se candidatam e sao contratadas para fazerem trabalhos bem pesados, tipo: dirigir trator, caminhao, entregar coisas pesadissimas de correio sozinhas...
Bom final de semana para todos,
Silvia
4 comentários:
Muito bom seu post, valeu mesmo pelas dicas.
Abçss,
sagacanadense@blogger.com
adorei! Estas dicas valem a pena! Obrigado!
Excelente. Caso tenha mais detalhes, por favor faça novos posts.
Parabéns pelas informações muito úteis publicadas pelo blog.
Obrigado
Adorei o post!
Muito obrigada pelas informações, como sempre!
Postar um comentário