quarta-feira, outubro 12, 2011

Cozinhas Coletivas no Trabalho

Cozinha do meu andar no trabalho
Aproveitando meus dias de inspiracao para escrever no blog... eu vi no site da Globo uma materia sobre o que as pessoas nao gostam no ambiente de trabalho, a material esta publicada nesse link aqui: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2011/09/pesquisa-mostra-que-fofoca-e-o-que-mais-irrita-brasileiros-no-trabalho.html

Segundo a pesquisa o que irrita mais os americanos no ambiente de trabalho "são as pessoas que roubam comida nas geladeiras coletivas". Fiquei pensando depois que vi isso que talvez muita gente no Brasil nao tenha entendido o termo "geladeiras coletivas".

Bom, assim como nos Estados Unidos, aqui no Canada elas sao muito comuns. No meu trabalho cada andar tem uma "cozinha coletiva" onde tem: geladeira, maquina de lavar louca, microondas, maquina de cafe e chocolate quente (eh de graca), pia, mesas e cadeiras e tambem maquina para vender refri e salgadinhos. Qualquer pessoa que trabalha la pode usar o que tem na cozinha. E a razao de se ter essas cozinhas eh que ninguem almoca em casa, NINGUEM! Sendo assim, so restam duas opcoes: comer comida de restaurante todos os dias ou trazer comida de casa. Ainda que comida de restaurante seja muito mais pratica porque nao precisa preparar, eh dificil nao enjoar comendo comida de fora todos os dias. Tem um restaurante mexicano que eu gosto muito, mas nao consigo comer la mais de 2 vezes na semana.

Um outro motivo, alem do fato de nao se ir comer em casa, muita gente traz comida para nao perder tempo em restaurante, porque a ideia eh basicamente ficar o minimo de tempo no trabalho e ir embora. Alguns empresas estipulam um tempo minimo para almoco de 30 minutos, mas outros nao estipulam nada. Entao na hora do almoco tem gente que vai ate a cozinha, pega a comida na geladeira, esquenta no microondas e come na mesa da cozinha ou come na mesa de trabalho mesmo e pronto. Assim se voce trabalha 7 horas por dia, pode chegar as 8:00 da manha e ir embora as 3:00, se fizer um dia corrido. Ou se tiver que tirar 30 minutos de almoco, da para sair as 3:30.

Eu faco uma hora de almoco, mas porque vou para a academia nesse horario. Mas eu trago a minha bolsinha com comida: iogurte com frutas, almoco e outras coisas que eh para o meu dia de trabalho nao se estender muito.

Tem os mais variados tipos de bolsa para carregar comida, elas sao todas termicas por dentro. Muitas nem parecem que sao bolsa de comida (lunch bag).  A minha eh essa aqui:

Minha lunch bag

So para acabar, deve ser muito chato mesmo ter a comida roubada da geladeira, mas aqui onde eu trabalho nunca aconteceu comigo e tambem nunca vi ninguem reclamando disso ;-).

Silvia

Mais uma foto da cozinha agora em outro angulo

Um comentário:

Nath Albuquerque disse...

Ola Silvia e Luciano!
Muito legal o blog,parabens!Eu gostaria de fazer uma pergunta pra vcs.Primeiramente meu nome e' Nathalia e sou estudante do quarto ano de Medicina aqui em Belo Horizonte.Formo no ano da copa do mundo e eu gostaria de fazer residencia e quem sabe ficar para trabalhar no canada.Gosto muito dai e em 2006 eu fiz um intercambio para Toronto,foi um sonho,uma experiencia fantastica que eu acho que todos deveriam ter!!! Gostaria de saber se vcs sabem de algo sobre residentes ai e se souberem de algo vcs poderiam me informar??Ja estou olhando e terminando meu curso de ingles para comecar o de Frances!

Desde ja agradeco a atencao e sucesso pra vcs aii =))

Nathalia