terça-feira, setembro 25, 2012

E Assim se Forma um Leitor


Gostaria de falar um pouquinho como funciona a questao de motivacao por leitura na escola do Dudu.



Diariamente o Dudu leva para casa um livro para ler. Atualmente ele esta no Grade 2 mas desde o Kindergarten que ele diariamente leva um ou, as vezes, mais de um livro para casa. Isso faz parte do homework dele e eh chamado "read-at-home". Para saber que livro a crianca deve levar, a professora faz continuamente avaliacao para ver o nivel de leitura da crianca, uma vez definido esse nivel ela indica de que caixa de livros da sala de aula dele ele deve pegar o livro para ler em casa. Eh de livre escolha da crianca a escolha do livro que quer ler entre varias opcoes. No grade 2 da escola dele atualmente tem 8 diferentes niveis de dificuldade de livro, cada caixa deve ter mais 50 livros. A noite em casa ele le o livro para a gente, depois a gente assina numa folha da escola especifica para isso: o nome do livro, a data e nossas iniciais. No dia seguinte leva o livro de volta.



Alem disso ele tambem vai na biblioteca da escola duas vezes por semana, em cada uma das suas visitas ele pode pegar outros dois livros extras para levar para casa, sem nenhum criterio especifico de escolha, qualquer livro que queira ler e pode ficar com esse livro por ate duas semanas em casa.


Bom, ainda relacionado com leitura a cada 15 dias em media a escola manda para casa um jornalzinho de uma editora daqui chamada Scholastic (Estilo esse daqui: Scholastic outubro Grade 2 and 3) com varios/muitos livros para crianca para a gente comprar, isso eh extra e nao existe nenhuma obrigatoriedade. Eh livro de todo tipo: arte, ciencia, estorinha, normalmente vem listado uns 90 livrinhos no jornal. Esses jornaizinhos sao por nivel escolar e vai mudando de uma serie para outra para tornar a leitura mais interessante. A escola recebe um percentual da editora nas vendas desses livros em forma de livros para a escola. Hoje era o prazo de devolver o segundo "book order" desde o inicio das aulas e eh sempre uma confusao tentando negociar com o Dudu os livros que ele quer. De cara ele escolhe uns 10 e a gente vai diminuindo ate chegar em uns 3. Tem livros de todo preco, mas sempre oferecidos em valor inferior ao de livraria. Uma outra coisa importante sobre os livros oferecidos no jornalzinho eh que o tema muda de acordo com a epoca do ano, agora eh bom focado em Halloween e Thanksgiving, depois muda para Natal e inverno, depois para Pascoa, depois ferias e verao e assim vai.

Com tudo isso, o Dudu eh louco por livros. Gosta demais mesmo, ele nao para no sofa ou em qualquer outro lugar se nao for lendo algo. E por mais absurdo que parece, as vezes a gente tem que brigar para ele parar de ler porque se esquece de comer e ate de dormir para ficar lendo. 
Eh isso.
[]'s Silvia

Jornalzinho desse mes

4 comentários:

Fabi e Le + 2 disse...

Simplesmente MARAVILHOSA a iniciativa desta escola, ler é tudo de bom e definitivamente o estimulo deve se iniciar de pequeno, "e assim se forma um leitor" :-)

Abs e tudo de bom!

flaviapteles disse...

Du, afilhado querido, continue assim, se depender da Dinda, vai ler muitos livrinhos em português também...já comecei a comprar novos pra te enviar de Natal.
Te amo, muitas saudades!
beijos

"Direto das terras gélidas do norte..." Vanessa disse...

Bem legal mesmo. Mas aqui em casa achamos que era necessário treinar o Português também. Então fizemos a assinatura da turma da mônica e minha sogra envia todo mês. É uma alregria só quando o pacote chega. O pequeno passa dias e dias lendo e relendo as aventuras do Chico Bento, Mônica e a turma.

Abraço!

Camila Arvani disse...

Amei, as informações postadas, infelizmente aqu no Brasil, não temos um incentivo assim.... Maravilhosa esta postagem.
Parabéns.....