quarta-feira, abril 30, 2014

Recebemos a tão esperada carta

Edmonton, e Alberta como um todo, é um excelente lugar para se morar. Um coisa boa que está criando problema é o mercado de trabalho aquecido. Muita gente está se mudando para Alberta vindo de outras províncias ou imigrantes estrangeiros como nós. Essa grande demanda de pessoal e gente se mudando para cá está criando problema nas escolas. 

As escolas estão ficando superlotadas. Tem escola que acabou com programa de esporte para usar o ginásio como sala de aula, acabou com as aulas de música pelo mesmo motivo. Escolas tendo instalação provisória móvel como sala de aula. Há também o caso de escolas com mais de uma série dentro da mesma sala de aula, a professora tem um grupo de 1a e outro de 2a séria na mesma sala ao mesmo tempo por exemplo. Sem contar salas de aula com mais de 30 alunos o que não é o padrão daqui.

Devido a todo esse problema muitas regras foram mudadas para aceitar novos alunos nas escolas.
Geralmente a regra para se ter uma vaga em uma escola era:
- Morar na área da escola
- Ter irmão estudando na escola
- Sorteio (em caso de vaga sobrando)

Muitas escolas tiveram a área de abrangência reduzida para diminuir o número de candidatos,
outras pararam de aceitar irmãos como condição de entrar na escola. Isso gerou muito problema
Imagine você ter um filho em uma escola a 5 minutos de casa e quando vai matricular o irmão ele
tem que ir para outra escola a 40 minutes!!

Outro problema foi pessoas que compraram casa para ficar perto de escola e a área foi redimensionada, e a pessoa perdeu o direito de matricular o filho ali. Enfim muita confusão.

O nosso problema era com Rafael. Eduardo estuda em uma escola (muito boa e pequena 120 alunos) que não é a da nossa área, ele entrou nessa escola por sorteio. Em teoria Rafael tinha direito a estudar lá por ser irmão de aluno,  e é lá nessa escola onde fica a creche que ele vai hoje, ou seja, ele já esta totalmente adaptado ao ambiente, conhece a professora do jardim da infância e tudo. Mas com todas essas mudanças nas regra a gente não sabia o que ia acontecer. E a nossa escola original da área foi alterada, a nossa que era a 5 minutos de casa era boa (apesar da super população mais de 1.000 alunos) mudou para outra longe e ruim.

Ontem enfim recebemos a carta da escola onde Eduardo estuda confirmando a matrícula de Rafael.

Graças a Deus esse problema foi resolvido. Agora é comprar o material e esperar Setembro.

Abraços,
Luciano.


2 comentários:

Unknown disse...

Legal vcs msstrarem como anda Alberta e todas essas mudanças.
Saudações.

Célia Jordão Alves disse...

Que bom! Parabéns. Feliz ano escolar para os meninos.