terça-feira, junho 26, 2007

Curiosidades


Já faz dias que eu queria escrever sobre algumas coisas que temos observado por aqui, em Edmonton, e que são diferentes do que normalmente víamos no Brasil. Aí vão:
- Os carros podem dobrar para a direita mesmo que o sinal de trânsito esteja vermelho para o sentido que ele está indo. Isso, é lógico, só acontecer se não vier um outro carro para ir no mesmo sentido que se deseja e o sinal estiver aberto para ele.
- Os carros aqui tem um "farolete" que se acende imeditamente no momento que ele é ligado. Serve para facilitar a visualização dos carros que estão em funcionamento.
- Quando entrar em uma casa, tire os sapatos. Ninguém fica de sapato dentro de casa. É considerado falta de educação grave.
- Os preços que você vê nas etiquetas não são os preços finais no caixa. Os impostos são aplicados no ato da compra.
- Igual ao que ocorre nos Estados Unidos, as pessoas tomam água diretamente da torneira porque já vem tratada. É só colocar o copo debaixo da torneira e sair tomando.
- Os ônibus coletivos tem hora marcada e funciona. Para saber horários e itinérários é só pegar o folheto com o itinerário do ônibus que te servir que nele vai ter todos os pontos de parada e hora que irá passar.
- Os motoristas só dão partida no ônibus quando todos os que entraram na última parada se sentaram.
- Você pode comprar o ticket do mês de ônibus, esse dá direito de pegar qualquer quantidade de ônibus durante o mês. Vale muito a pena pelo preço. Mas se você quiser apenas pegar pelo ticket do itinerário que você irá fazer, eles te dão uma espécie de "voucher" que te dá direito a entrar em qualquer outro ônibus no prazo de 1:30 horas até você completar a sua viagem.
- As festas e shows tem hora marcada para começar e acabar. Pode ser até festinha em casa, viu? Não tem essa de ficar esticando, na hora de acabar, acaba!
- Uma coisa interessante que vimos aqui e o Luciano participou foi na mudança de residência de uns amigos. Como é muito caro fazer por empresa contratada todos os conhecidos se juntam para ajudar, nesse caso "ajudar" significa fazer de tudo. Dirigir caminhão, acaixotar as coisas, colocar no caminhão, levar para a nova residência e até guardar nos armários as coisas. Legal, não é? Sim, depois pode rolar uma cervejinha e almoço.
- Bebida alcoolica não são vendidas em supermercado. Apenas em lojas especiais, específicas para esse tipo de produto. Chamadas "liquor store".
- Não pode beber bebida alcoólica em ambientes públicos ao ar livre sobre pena de multa.
- Crianças só andam em carro em cadeirinha específica de acordo com a idade. Até mesmo se for carona ou em carro alugado. Essa foi a nossa primeira compra aqui, uma cadeirinha de carro para o Dudu.
- No supermercado, Wal Mart, você pode ser o seu próprio caixa. Lá tem um "selfservice" onde você passa os seus produtos, o computador vai somando e no final você paga a conta.
- Aqui tem Tilenol para tudo: para dor-de-cabeça, tosse, sinusite, gripe com tosse seca, gripe com tosse com secreção, garganta inflamada, dor muscular... é incrível!
- Cada um é responsável pela calçada de sua própria casa. Responsável no sentido de ter que cuidar da grama, neve, estado de conservação... se houver qualquer acidente com alguém na sua calçada você pode ser processado.
- Aluguel de carro é muito barato. Vale a pena!
- Sim, tem várias lojas que vendem produtos do Brasilsilsil. Ontem eu comprei farinha Yoki, feijão Camil, caldo Knor, café Palheta e outro tanto de coisa diretamente daí.
- TODAS as frutas aqui são doces ao extremo, não sei como ele fazem isso mas comi um tamarindo doce, pode? Estragaram o tamarindo. Qualquer laranja é mais doce que laranja lima!
- Já falei antes, mas o almoço do pessoal aqui normalmente é de 30 minutos (é só um lanche) e as 16:00 ou 16:30 já estão todos se deslocando para casa. Inclusive daycares e dayhomes só ficam com as crianças até as 17:00.

Quando me lembrar de outra coisa volto a contar.
Bye

4 comentários:

Guga disse...

Muitoooo massa!

Por favor, anotem mais dessas curiosidades. É muito interessante ver coisas obviamente naturais pra gente ser totalmente diferente para outras pessoas (e vice-versa, como nos casos que você citou)

Gabi *~*~* disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabi Loka disse...

Só vendo outra cultura para percebermos a nossa. muitas dessas coisas eu vi quando estava em Vancouver no intercambio. muito interessante.


Quero voltaaaaar *o*

Gabi Loka disse...

Só vendo outra cultura para percebermos a nossa. muitas dessas coisas eu vi quando estava em Vancouver no intercambio. muito interessante.


Quero voltaaaaar *o*