terça-feira, novembro 06, 2007

Preparativos para o Inverno


Uma das coisas mais críticas quando se pensa em Canadá é o inverno. Quando ainda estávamos no Brasil, sempre que falávamos que vínhamos para cá, a notícia era sempre recebida com brincadeiras e piadas sobre frio, inverno, neve... felizmente a verdade é melhor, além do inverno existem as outras estações ;-)

Mas enquanto o inverno não chega, deve vir muito em breve porque a temperatura média já baixou bastante, a hora é de se preparar porque ele realmente é forte. Especialmente onde moramos, Edmonton que não fica no norte do Canadá mas é um pouco mais ao norte que outras cidades, como Vancouver, que tem o inverno menos intenso. Aqui chega a dar -35 graus! Não consigo imaginar como deve ser isso mas com certeza é coisa de louco. O que dizem sobre Edmonton, em revelia de outras cidades menos frias, é que aqui os dias são sempre bonitos, ensolarados e com o céu azul, apesar do frio intenso. Vacouver, conhecida como Vanchouver, quase sempre chove e não tem os dias muito bonitos.

Enfim, aqui vão os preparativos que nos indicaram fazer considerando que moramos em casa, não em apartamento:
  1. Na Casa
  • Troca do tanque de aquencimento de água - a proprietária da nossa residência trocou o nosso tanque porque ele estava meio velhinho e podia apresentar problemas
  • Limpeza dos dutos de aquecimento da residência, é a mesma coisa de ar-condicionado central, de tempos em tempos precisa ser limpo.
  • Lavagem do carpete - afinal ninguém merece um carpete sujo e a pessoa ficar respirando ar sujo o tempo todo.
  • Limpeza dos vidros das janelas (por fora) - por uma questão óbvia, se for fazer isso durante o inverno, a água vai congelar e você não vai conseguir limpar nada ;-)
  • Pá para limpar a neve ao redor da casa - é nossa obrigação limpar a neve ao redor da casa. Se alguém sofrer acidente aqui podemos ser processados.
  1. Roupas
  • Nosso primeiro ano aqui, tivemos que comprar muitas roupas. Mas aqui se usa o estilo cebola, camadas e mais camadas de roupa. Explico: todo lugar que você chega é aquecido (em média uns 22 graus) e não tem como ficar com a roupa que se usa para suportar o super frio. Se engana quem pensa que no inverno só precisa de roupas muito quentes, precisa das outras também porque é com elas que você passa a maior parte do tempo
  1. Carro
  • Pá para tirar neve - tirar neve de cima do carro, ao redor dos pneus.
  • Fluido para limpeza do parabrisa - tem um liquido especial que deve ser colocado no limpa vidros do carro porque senão ele congela.
  • Cabo para ligar o motor do carro na tomada para ele aquecer - hehehehe, esse ninguém deve conhecer, mas com o frio intenso o motor do carro não esquenta de jeito nenhum, é preciso ligar o carro numa tomada para ele dar uma esquentadinha. Acredita?


    Foto de um estacionamento ao ar livre onde tem a tomada para ligar o cabo do carro para ele aquecer.

    A tomada do estacionamento, agora mais próxima.

  • Dispositivo para acionar o carro à distância pra ele ir aquecendo antes de você chegar nele
  1. Saúde
  • Humidificador - o uso continuo do aquecedor faz com que os ambientes fiquem com umidade baixa. Assim, tivemos que comprar 2 humidificadores, uma para nós e outro para o Dudu.
  • Vacina para gripe - umas 2 semanas atrás houve uma campanha de vacinação do governo e crianças de até 23 meses, pessoas que convivem com crianças e vários outros casos podem tomar sem pagar. Se você não fizer parte desses casos tem que pagar $25,00. Mas muitas empresas fazem a mesma campanha, na minha e do Luciano houve vacinação para os funcionários.

Por enquanto é isso, nós já fizemos o nosso dever de casa, estamos prontos. Ao longo do inverno eu conto mais.

Bye, Silvia

3 comentários:

Anônimo disse...

Sílvia e Lú,fiquei muito feliz em falar com vocês domingo,obrigada pela lembrança,vocês são muito especiais mesmo,lembrarei de vocês sempre,desejo um bom inverno que vocês curtam bastante a neve.Beijos.Jú Sobral.

Anônimo disse...

Ummm...é ruim mas é bom, né? rsrsrsr Façam muito bonecos de neve!!!!
Beijos em todos
Flávia

Unknown disse...

Humm, enquanto que por ai esta o maior frio imagina como esta por aqui! Quero ver o Dudus fazendo um boneco de neve. Bom inverno para vocês. Realmente há muita coisa que nem imaginava que existia, esta da tomada do carro é muto legal. Beijos.... Lucilene