sábado, dezembro 08, 2007

Inverno - Roupas


Vou escrever um pouco sobre como se vestir para suportar o friiiioooo que tem feito aqui e como se vive nesse ambiente mais do que gelado....

Em primeiro lugar, parece estranho para a maioria das pessoas que nunca estiveram em um lugar realmente frio, mas TODAS as casas, apartamentos, lojas, shoppings, onibus, carros, qualquer coisa, tem aquecimento. Não se trata de uma lareira para aquecer apenas um dos ambientes da casa, mas sim de aquecimento central, similar a um ar-condicionado central que tem no Brasil. E para esse fim se pode regular a temperatura que se deseja. Na nossa casa, por exemplo, deixamos a temperatura regulada em 22 graus e fica assim dia e noite. Normalmente usamos short, camiseta normal dentro de casa. Sim, e não temos qualquer problema para tomar banho (hehehehe, já me perguntaram isso), ok?

Apesar do frio muito intenso que se faz ninguém fica em casa, especialmente porque o inverno não dura só um dia ou uma noite mas sim uma estação de ano inteira e um pouquinho mais, aqui o inverno leva entre 3 e 4 meses. Com um pouco de disposição e as roupas certas, dá para curtir o inverno ao ar livre, apreciar as paisagens congeladas, eu particularmente acho a neve linda, e praticar esportes de inverno.
Antes de falar sobre a roupa especificamente eu queria falar duas coisas: a roupa de inverno, assim como a roupa normal, tem modelos para prática de esportes e para ambientes mais sociais com aparência completamente diferente, ok?, e a segunda coisas é que existem dois materiais que são muito usados em roupas de inverno: um é o fleece e outro é a pena de ganso. O fleece, não sei como é o nome em português mas o Dudu tem uma manta que eu comprei na feira do bebê em Brasília que é feito dele, não é material grosso, lembra flanela mas é mais sintético, ele é capaz de guardar o calor produzido pelo corpo, ajuda a aquecer e faz a maior diferença. Algumas roupas já vem com ele como forro mas você pode comprar separado. E a pena de ganso serve para revestir os agasalhos e da mesma forma que o fleece serve para manter a temperatura do corpo.

Aqui uma foto do Dudu preparado para sair para brincar na neve:


Detalhes sobre alguns itens do vestiário muito importantes:

Casaco - São inúmeros os modelos disponíveis e nesse caso é preciso considerar bem o frio que deseja que ele suporte. Tem com pena de ganso, com ou sem fleece, que protege melhor do vento ou não, longo ou curto, com capuz ou sem capuz... O dificil é escolher o modelo!

Casaco com capuz, parte interna forrada com o fleece e luvas ligadas.

Luvas - existem dois tipos de luvas, as que tem as separações dos dedos (chamada em inglês "glove") e a sem separação dos dedos (chamada "mitten"). As sem separação dos dedos aquecem mais. Normalmente as luvas para crianças pequenas são sem separação para os dedos mas eu mesmo tenho sem separação. As luvas para crianças pequenas também vem com uma ligação (as vezes um cordão) entre as luvas, isso não é para ser recortado quando chegar em casa, serve para não perder a luva, para usar é só passar esse cordão por dentro da roupa e passar as luvas pelas mangas do casado, serve para as crianças não perderem as luvas. Não precisa dizer que isso é muito fácil de acontecer ;-) Alguns modelos de luvas sem separação de dedos para adultos permitem serem abertas e nesse caso os dedos ficam de fora, isso é útil para dirigir, pegar alguma coisa...

Luva com e sem separação dos dedos. A sem separação tem a opção de abrir e liberar os dedos.

Gorro / protetores de Orelha - O gorro é um item importantissimo, alguns gorros tem também proteção para as orelhas e prendem em baixo do pescoço. Gorro para criança normalmente tem isso para ajudá-los a manter o gorro na cabeça. Outra boa função do gorro é proteger de queimadura, o frio intenso pode queimar o casco da cabeça (fica parecendo que a pessoa pegou muito sol na praia). Caso não esteja muito frio pode ser que um protetor de orelha seja suficiente. Andar com um frio de -20C doe muito as orelhas, fica até parecendo que tá pegando fogo, é bom sempre protegê-las.

Dois gorros com proteção para a orelha e que fecham em baixo. São do Dudu. Um mais social e outro bem esporte.


Cachecol - Um cachecol é importante para proteger o pescoço e garganta, se estiver muito frio dá para puxar ele um pouquinho mais e serve também para proteger o nariz e a boca. Tem vários modelos: longos que pode dar várias voltas no pescoço podendo ser de lã, fleece, tecidos mais leves, e um mais esportivo que se parece com cinto com uns 20 centímetros de largura, de fleece, o Dudu na foto acima está usando. Algumas pessoas usam a balaclava, que é uma máscara que só deixa os olhos de fora, parecido com que os pilotos de Fórmula 1 usam. Temos as nossas balaclavas também, Luciano usa quando sai para limpar a neve ao redor da casa.

Um cachecol longo de lã e um esportivo de fleece.

Calça de neve - São calças impermeáveis com forro, usada mais para brincar ou praticar esportes na neve.

Calça de neve com forro de fleece modelo infantil.


Long Johns (ceroulas) - São calças mais justas para serem usadas por baixo da calça normal. Funciona como uma meia-calça. Os modelos ideais só aquecem quando o corpo precisa, se o ambiente está quente ela até esfria um pouco. Essas calças são muito úteis para o dia-a-dia.

Botas - Item muito importante, andar num frio polar sem proteger os pés é muito ruim, sem contar que pode escorregar. As botas para neve, normalmente feias e pesadas, tem um solado para não escorregar e são impermeáveis. Para comprar esse tipo de bota é preciso prestar atenção quanto frio ela agüenta, as nossas suportam até -35C, mas existem outras que agüentam até mais. Existem também os modelos de bota que são de couro com forro para aquecer e solado antideslizante, essas são mais sociais.


Uma bota do Dudu e uma minha. Veja como a minha é feminina ;-)


Esses equipamentos devem ser comprados em países onde realmente tem inverno. Um casaco ou bota para o frio do Rio Grande do Sul vai ser muito útil aqui apenas primarive/outono. Ele não vai aquecer o suficiente e ainda por cima comprar no Brasil pode sair mais caro. Por isso, se estiver planejando uma viagem para um lugar frio, deixe para comprar as roupas de frio por lá ;-)

É isso. Bye, Sílvia.

9 comentários:

Anônimo disse...

Cruzes! :)
Deve ser meia hora colocando roupa e meia hora tirando!

Mas em compensação o Natal de vocês com certeza vai ser bem bonito, tipo de filme!

Abraços!

DRº MORTE disse...

muito obrigado ,pois me ajudou muito essas dicas, pois eu usei elas para faser um trabalho escola sobre o canadá e meu grupo pegou roupas canadenses ,valeu!!

Anônimo disse...

nossa, que coincidencia.. tb estou aqui para um trbalho na escola ;-)
vlw pelas dicas (:

Bel Humenhuk. disse...

post muuuuito útil mesmo pra mim, que vou pro canadá em novembro. valeu por compartilhar o conhecimento ;)

Unknown disse...

Nossa! Que post super útil. Vou pra Toronto em Novembro e vou chegar numa época bem fria, pois aqui em Minas o frio não chega nem perto do canadense. E essa semana, me deparei com um check list de roupas pra viagem e percebi que minhas blusas de frio não serão páreas praí. =/

Acho que vou levar duas delas e comprar aqui mesmo cachecol, touca e luvas que são itens mais baratos. E vou deixar pra comprar calça térmica e um blusa de frio decente em Toronto mesmo..

Mto bom o blog. Esse tipo de blog com relatos de quem está morando no exterior é ótimo pra quem está se preparando para ir.

Abraços e tudo de bom pra família.
=DD

Anônimo disse...

adorei vai me ajudar muito no trabalho da escola!

henrique disse...

cara muito bom o post usei para fazer o trabalho sobre o canada muito obrigadoo vlw de verdade cara

Deo Campos disse...

Prezados
Ótimas dicas! Valeu! O que vcs sugerem que levemos daqui e compremos aí? Chego em Janeiro e vou a Kignston!
Deo

●๋•.:°α ρяιи¢єѕα ναℓєитιиα...°:.● disse...

Olá...pretendo viajar para o Canadá no próximo inverno e gostaria de saber quais temperaturas vocês pegam por aí...
Estou comprando roupas de neve p minha filha de 2 anos pela internet, será que não é legal mesmo?!? Obrigada!!