quinta-feira, março 06, 2008

Horário de Verão


Domingo, dia 09 de março, comecará oficialmente o horário de verão aqui (daylight saving time). Sendo assim o nosso dia irá iniciar 1 hora depois do que agora. Para acompanhar o tamanho do dia tem um site legal: The Weather Network. Atualmente o sol está nascendo às 07:00 da manhã e se pondo às 18:28. Bem "normal" ;-), semelhante ao tamanho do dia que temos no Brasil.

No Brasil o horário do nascer e pôr do sol não causa tanto impacto na vida das pessoas, porque no decorrer do ano não varia tanto, mesmo com o horário de verão. Ao contrário daqui, que o tamanho do dia, o número de horas com sol, varia demais ao longo do ano.

No solstício de verão, dia mais longo do ano, que foi no dia 21 de junho, tivemos um dia com 17 horas de sol. O sol nasceu nesse dia às 05:00 da manhã e se pôs às 10:00 da noite. É muito sol, hein? Para dormir assim, especialmente criança, só tendo uma cortina muito boa para escurecer o quarto. Aquele ditado que usamos no Brasil de dizer que a criança tem que acordar quando o dia clareia e dormir quando anoitece aqui não funciona!

Já no solstício de inverno, o dia mais curto do ano, que foi no dia 21 de dezembro, o nosso dia teve apenas 7 horas e meia de sol (Das 08:48 às 16:16). Só? Isso mesmo, só! Imagina o que é 04:30 da tarde ser noite? No mínimo esquisito! Na minha opinião o que é ruim do inverno não é o frio, mas sim os dias escuros. É o escuro que deixa os dias mais tristes. Aonde estamos tem uma vantagem com relação a algumas outras cidades porque aqui, apesar do frio intenso, durante o dia, quero dizer quando temos sol, o céu é lindo, azulzão, daqueles que dá vontade de vestir um biquini e ir para a praia. Já tem outros lugares onde fica nublado, cinza durante quase todo tempo. Aí é que deve ser muito ruim.

O horário de verão será muito bom e já estávamos na expectativa por ele. Será bom por termos o final do dia mais claro por mais tempo. Bom porque dá sinais que o verão está chegando. Bom porque o clima da cidade e das pessoas muda, as pessoas aqui adoram fazer atividades no final do dia. Passeios, churrasco em casa, atividades fisicas... uma extensa programação cultural é divulgada para esse período do ano o que torna as coisas mais auto-astral.

E para encerrar, outra coisa que será muito boa também relacionada com o início do horário de verão é o fato de voltar a ter apenas 3 horas de diferença para o Brasil, assim facilita e muito a nossa comunicação por telefone, especialmente durante a semana.

É isso, que venha o horário de verão e o VERÃO, OBA!
Bye, Silvia

Um comentário:

Anônimo disse...

Ummm....não esquece da cortinha do quarto do Dudu!!!! E me convidem pro churrasco! rsrsrsrs
Beijos
Flávia Teles