terça-feira, maio 06, 2008

Imposto de Renda



Como no Brasil o último dia de Abril é a data limite para a entrega do imposto de renda aqui no Canadá.

Mas como é a declaração aqui? Para mim a declaração aqui é muito enrolada, nada tem nome, tudo é código, mas com o tempo vamos nos acostumando.
Por exemplo: “Preencha o campo de número 800 no formulário da "receita federal" de nome XLXXDFD, com a informação contida no campo 280 do recibo T4”. Legal né?. Aí para fazer isso você pega o comprovante de rendimentos que a empresa lhe deu (recibo T4) procura o campo 280, pega o valor que tá lá e preenche o campo 800 do formulário da receita. Depois de tudo preenchido, soma-se os valores que são transportados para o campo X do formulário, e por ai vai. Acho que deve ser como se fazia no Brasil há 15 anos atrás pelo menos.

Ao contrario do Brasil, o governo não disponibiliza programa para fazer a declaração, ele disponibiliza formulários e manuais explicativos que ficam nas agências do correio. Você vai lá pega, preenche e manda pelo correio para a receita. O que o governo disponibiliza é um programa para transmissão da declaração. Mas para quê? Se não exite programa para declarar?

Agora vem a parte que eu gostei. Programa existe, mas não é o governo que fornece, são empresas que desenvolvem programas e eles ficam a venda nas papelarias e supermercados. Você compra, instala e faz sua declaração eletronicamente. E qual a vantagem se você tem que comprar o programa?

Primeiro, você tem várias opções (será isso uma vantagem mesmo?!!) , segundo, existem várias empresas que trabalham com isso e essas empresas precisam de funcionários, conseqüêntemente geram emprego. Eu mesmo fiz uma entrevista em uma dessas empresas, achei a empresa bem legal, mas não chegamos a um acordo e preferi ficar onde estou. Mas quando fui declarar comprei o programa dessa empresa. O programa que eu comprei facilitou muito o preenchimento das coisas, mas mesmo assim não pude enviar eletronicamente, porque a primeira declaração obrigatoriamente tem que ser enviada pelo correio.

Depois tudo preenchido imprimi a declaração, fui no correio peguei o envelope que a "receita" desponibiliza e enviei.

Agora é esperar a melhor parte, a restituição.

Abraços,
Luciano.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ô cunhado, tá pensando que a vida é só ganhar dinheiro??? kkkkk Tem que pagar imposto tb!!!!
Beijos família!
Flávia