terça-feira, maio 27, 2008

Nos mínimos detalhes ....

Lembram de um quadro em algum programa de humor que o cara falava "
é porque eu gosto das coisas nos seus mínimos detalhes"?
Pois é, acho que aquele quadro foi baseado na sociedade Canadense.

Aqui tudo tem quer ser especificado nos mínimos detalhes, nada fica subentendido.
Exemplo, você vai no supermercado, ao pagar suas compras a pessoa do caixa sempre vai perguntar "receit in the bag?" para saber se coloca a nota do supermercado dentro do saco ou entrega na sua mão, isso acontece em qualquer compra. Depois de um tempo eu entendi o porquê de todo esse cuidado com a nota. Como aqui é permitido devolver as mercadorias com muita facilidade, você precisa da nota para isso.

Outro exemplo. Você vai a um restaurante, e faz seu pedido, quero um Steak Sandwich. Steak Sandwich é um prato composto de um pedaço de carne assada, batatas fritas e um pão de alho. Aí a pessoa que esta lhe atendendo pergunta como você quer sua carne "mal passada, mais ou menos mal passada, ao ponto, mais ou menos ao ponto, bem passada". Depois ela pergunta vai querer com fritas ou salada, você responde salada, ai lá vem outro leque de perguntas. Qual salada? "Cesar, garden, bla, bla" você ainda tem que saber como é cada salada dessa. Escolhe a salada, ai vem, qual molho? "italiano, queijo, bla, bla" ai você escolhe o molho. Quando você termina de pedir seu prato você já está cansado.

Isso são alguns exemplos, tudo aqui é detalhado. Acho que é por isso que eles criam aquelas metodologias de desenvolvimento de sistemas, cheias de fases, documentos e detalhes. Aí a gente tenta usar no Brasil e não entende porque não funciona direito. Não funcionsa simplesmente porque não faz parte da nossa cultura esse passo a passo das coisas, no Brasil é "depois a gente vê isso" ou "vamos ao que interessa".

Os dois lados tem pontos positivos e negativos....
...Positivos acima de 100 ou abaixo de 100?...
Considerando só os números pares ou só os números ímpares?...
E os números primos? ...

Já tô ficando é doido.


Abraços,
Luciano.

6 comentários:

Anônimo disse...

oi Lú e Sílvia,obrigada pela edição do São João,ficou ótima,não tinha falado ainda porque ficamos uns dias sem net ,pois o nosso computador queimou,estamos nos preparativos finais,dia 2 fará um ano da partida de vcs para o Canadá,ficamos muito felizes com as conquistas de vcs,mas a saudades de vcs é grande,que Deus os abençoe,beijos em Duduzinho.

Anônimo disse...

Piroooooooooooooou o cabeção!!!!!
Beijos família!
Flávia

Anônimo disse...

Oi pessoal,
Tudo certo?
Antes de mais nada, parabéns pelo blog de vocês! Achei divertidissimo! Além do mais está recheado de informações que podem ajudar novos imigrantes como eu.
Meu nome é Juliana e estou me mudando para Edmonton no final de Agosto. Vou fazer minha pos graduação em biologia celular na U of A. Meu marido vai logo em seguida, em Outubro.
Queria saber se voces poderiam me ajudar a encontrar um apartamento. Esta muuuuuito complicado fazer isso daqui. Todos os anuncios que respondo acabam se revelando golpes de uma gangue Nigeriana (até mesmo anuncios da Universidade acredita!). Será que vocês não conhecem ninguem que esteja alugando uma apto? Ou até mesmo alguma imobiliaria que trabalhe com locações e seja confiável?
Bom, desculpem a folga! É que estou mesmo morrendo de medo de cair em um destes golpes... Já quase cai em 3! Como nao tenho ninguem no Canada que possa me ajudar achei que seria mais segura perguntar para brasileiros que estão por ai a um tempinho....
Um beijao e boa sorte em todo pra vcs!!!!

Juliana
e-mail: julianascapitanio@gmail.com

Anônimo disse...

Bom dia Luciano e Silvia,
Queria só saber se dessa vez deu certo e se vcs receberam o meu e-mail.
Um abraço,
Alex

Sílvia disse...

Oi Alex, o seu e-mail nao é o alexandreveras100@yahoo.com.br? Respondi para voce no dia 27 de maio. Reencaminhei novamente o e-mail ainda agora, ok?
[]s Silvia

Sílvia disse...

Oi Juliana, amanha responderei o seu e-mail. []'s Silvia