quinta-feira, outubro 09, 2008

Minha Primeira Consulta no Obstetra



Dando continuidade ao meu relato do que tem acontecido aqui comigo com relacao a medicos e gravidez essa semana tive a minha primeira consulta no obstetra. Nao vou negar que estava um pouco ansiosa porque nao sabia se ia gostar do médico, o que ele iria dizer... e o que aconteceu foi o seguinte:

  • Fui com o Luciano, os maridos sao bem recebidos e é super normal ve-los em consultorios e hospitais acompanhando gravidas.
A consulta tava para as 13:00 mas o medico chegou atrasado uns 30 minutos.
A enfermeira antes da consulta tirou a minha pressao e verificou o meu peso.
O meu medico da familia havia encaminhado para o obstetra todos meus dados do que tinha feito ate o momento: exames, dados de consultas e outros.
Tive uma longa consulta, de mais de 1 hora onde o medico revisou comigo tudo o que o meu medico da familia havia encaminhado e fez novas perguntas. O medico foi engraçado, falou sobre o Brasil (futebol, clima...), soltou algumas piadas. Por fim, o resumo da conversa é a seguinte:

  • Ouvimos o coracaozinho acelerado do baby. Essa foi a melhor parte, nao tem preco!

  • O medico mediu a minha barriga, nao sei explicar exatamente o que ele fez mas a medica do Brasil tambem fazia isso.

  • O medico me passou um novo exame de sangue que o meu medico da familia nao havia solicitado.

  • Mudou a data do ultrasom que tinha agendado para novembro. Sera no final de outubro(espero saber o sexo do baby nesse dia) e ja sai do consultorio com a nova data agendada no laboratorio.

  • Farei consultas mensais ate a 32 semana, dai ate a 36 serao duas por mes e no ultimo mes as consultas serao semanais.

  • Me passou uma nova vitamina para eu tomar suplementando o Materna (multivitamina).

  • Disse que posso viajar para o Brasil em dezembro (ainda bem que nao falou o contrario porque ja estamos com passagens compradas) mas falou que ja nao eh o periodo ideal para viagens porque estarei no ultimo trimestre. Dai falou como devo me comportar durante o voo para nao ter problema: beber muita agua, fazer caminhadas, ir ao banheiro… Ele vai dar um documento que deve ser apresentado na companhia aerea dizendo que me liberou para a viagem.

  • Aqui no Canada via de regra eles fazem parto normal, so em casos realmente da gestante ter algum problema eles fazem a cesarea. No entanto, o meu primeiro parto foi uma cesarea e essa eh uma das situacoes nas quais eles podem optar por fazer cesarea. Nessa consulta o obstetra já indicou que eu posso escolher entre a cesarea e o parto normal. Particularmente estou bem inclinada a fazer a cesarea. Falou que no caso de optar pela cesarea eu posso fazer, se eu quiser, a laqueadura. Ainda vamos pensar no caso.

  • O medico sugeriu varios seminarios relacionados com gravidez que posso fazer: amamentacao, cuidados com o bebe e outros. Mas ja fiz todos eles quando estava gravida do Dudu e nao vou querer fazer de novo. A unica coisa que me interessou eh que podemos agendar uma visita ao hospital onde o baby vai nascer, para esse nós iremos, já estou ate com o telefone do hospital para agenda-la.

  • Eu ja ate sabia, mas o medico falou que apos o nascimento do bebe, receberemos a visita em casa de uma enfermeira que ira ver o andamento dos primeiros dias do bebe. Sei que essa enfermeira checa se voce esta conseguindo amamentar o bebe, dá dicas... futuramente vou poder falar mais sobre isso com detalhes.

  • Enfim, acho que foi isso.
Antes de qualquer coisa, gostaria de ressaltar que o meu relato é particular. Tenho duas amigas brasileiras morando aqui que estao gravidas que tem acompanhamento gestacional diferente do meu. Uma delas esta na 8 semana de gravidez e a medica de familia dela disse que so a encaminhara para um especialista (obstetra) no final da gravidez, ate la ela sera acompanhada por essa medica de familia. A minha outra amiga tem um medico de familia que é tambem obstetra, entao, ela nao vai ter que fazer nenhuma mudanca. Outra mudança grande que percebemos aqui em conversas é com relacao a requisicao de exames que varia de acordo medico, idade da gestante, situacao da gravidez… entao, cada caso é um caso.

Mas é isso, sai da consulta realmente satisfeita e aliviada. Espero que continue tudo dando certo.
[]’s Silvia

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi família!

Vai continuar tudo indo bem sim...estamos aqui, acompanhando tudo!!!
Beijos em todos
Flávia

Claudia e João disse...

Olá!!

Que bom saber esses relatos. Ainda estou longe de ter o primeiro filhinho mas como quero que ele nasça aí no Canadá, é bom ir lendo essas experiências. Sei que cada um é cada um mas é bom já ir se imaginando né? :)

Vai dar tudo certo para vocês! Digam logo se é uma menininha ou um companheirinho pro Dudu!

Abraços,

Claudia

Dani disse...

Oi Silvia,

Seu atendimento está igual ao que tive aqui no Brasil. Tenho o Leo de quase 2 anos e encomendarei o segundo só qdo estiver ai...rs
Mas ontem fui ao meu ginecologista, que fez o parto do Leo, e me bateu um medo: "Como será que é o acompanhamento da gravidez no Canadá ? E o parto...."
Seu post me tranquilizou um pouco, ainda mais mostrando a descontração inicial do médico tentando uma aproximação com as piadas...Acho muito importante a relação medico-paciente.
Parabéns e boa sorte com seu bebê !!!

Dani

Anônimo disse...

Oi companheira de barriga,que bom que esta tudo bem com o baby,segunda tb fiz a primeira ultrasom,graças a Deus esta tudo bem,quando souberes o sexo quero saber,apesar de que filho é filho não tem sexo,o que queremos é que nasça com saúde.bjo e fiquem com Deus.Jú sobral

Fernando e Silvia disse...

Parabéns pelo seu bebê, e parabéns você conseguiu um médico bem legal e atencioso! Tudo fica mais tranquilo. Você está bem assistida e com certeza tudo correrá nos "conformes". Um abraço,
Silvia

Anônimo disse...

Olá, tudo bem ?

Estou aqui para dizer que estamos com um novo endereço. O "antigo" canadabrasileiro.wordpress.com deu lugar agora ao www.canadabrasileiro.com

Você como meu parceiro, peço gentilmente que altere minha URL de sua lista.

Também peço que veja nosso site, e confira se seu endereço está tudo ok na minha lista, se há algo que eu possa alterar, etc.

Qualquer coisa, por favor, me escreva.
É um prazer ter você na minha lista de parceiros!!
=)

att.

Tiago Souza
Canadá Brasileiro.com