quinta-feira, novembro 06, 2008

Nut Free

Uma das coisas mais curiosas que eu vejo por aqui é a estória da alergia das pessoas às castanhas, nuts, como chamam por aqui. No grupo das nuts estão, amendoim, castanha de caju, noz, pistache e outras.

Eu sei que existem pessoas que tem alergia a camarão, a poeira, a pimenta, a castanha, a gente feia..., e um monte de outras coisas. O que eu não entendo é o auê que fazem com isso por aqui. Não sei se é porque aqui tem mais alérgicos, ou se esse tipo de ingrediente não se destaca em relação aos demais e não fica evidente na hora de comer e por isso precisa ser “informado”, ou se é frescura, ou tudo isso junto.

O fato é que a maioria dos restaurantes e lanchonetes tem um aviso informando se a comida é livre das castanhas (nut free) ou não, e boa parte dos produtos em supermercado também informa isso. Já vi lugares que dizem, "não garantimos que nossa comida é livre de castanhas, se você for alérgico favor comer em outro lugar!!!"

As propagandas de chocolates gostam de enfatizar quando o chocolate é nut free. As creches pedem, ou melhor, imploram para você não levar nada que tenha castanhas para lá.
Outro dia houve um pique-nique na creche do Dudu e levamos brigadeiro, pra quê? Eu já estava de saco cheio do diálogo:
- Quem fez essas bolinhas chocolate?
- Eu
- É "nut free"?
- É
Isso porque tínhamos escrito o nome (brigadeiro) e os ingredientes do brigadeiro (manteiga, leite condensado e chocolate em pó), nada de castanhas.

Outro dia pediram pizza no trabalho para tudo mundo, quando as pizzas chegaramas pessoas foram se servir, de repente uma mulher corre, pega um papel, e começa a escrever. Fiquei curioso para ver o que era, quando ela termina coloca na caixa de uma das pizzas o aviso, "contém castanhas".

E tudo isso num país onde o pessoal é viciado nas pastas de amendoim e ondea castanha de caju é maior, mais gostosa e mais barata que a castanha do Ceará,apesar deles não saberem o que é um caju.

Vai entender.
Abraços,
Luciano.

3 comentários:

K disse...

Deve ser isso. Eles devem consumir mais castanhas e, por isso, as alergias ficam mais evidentes e as pessoas mais preocupadas. Mas, realmente, é estranho todo esses desespero.

E gluten? Aqui no Brasil quase todos os produtos têm o aviso se contêm ou não gluten.

Sds,

K.

Tiago Souza disse...

Hum, pois é Luciano.

Tenho alergia a amendoim, mas com a castanha em si não. É engraçado isso, mas foi comprovado depois que o médico me mandou fazer o Patch Test. Esses alimentos que sou sensível tenho que passar bem longe!! hehehehe

Abraços,

Tiago
www.canadabrasileiro.com

Anônimo disse...

Oi Luciano e Silvia,

Ficamos muito felizes em saber que o bebê vai ser um menino. Espero que a gravidez seja a mais saudável possível e que tudo corra dentro da normalidade. Uma criança é sempre uma benção de Deus.

A mãe do Ivan sempre pergunta como vocês estão.

Espero que possamos nos ver em breve.

Abraços,

Roberta e Ivan.