quarta-feira, junho 16, 2010

Crianca Sozinha em Casa


Nao sei como funciona nas demais provincias com relacao a idade minima a partir da qual uma crianca pode ficar em casa sem supervisao de um adulto mas a provincia da Alberta nao define uma idade minima. O que esta definido eh que legalmente os pais so devem deixar uma crianca sozinha em casa se considerarem que a crianca eh madura o suficiente para saber como se comportar durante o periodo de ausencia de um adulto, que ela entende as suas responsabilidades e que tem conhecimento suficiente para saber se virar em caso de emergencia.


No entanto, eh importante citar que se acontecer qualquer acidente com a crianca durante o periodo que os pais estiverem ausentes, o ocorrido pode ser considerado negligencia e dependendo do acontecido com a crianca os pais/responsaveis poderao ser punidos. Dentre as punicoes pode-se ate perder a guarda da crianca . Outro fato tambem que deve ser citado eh que uma crianca com menos de 12 anos nao pode receber o curso de legal de babysitting. Esse curso ensina como cuidar de criancas pequenas, o que significa dizer que uma crianca menor de 12 anos nao pode se responsabilizar por outras criancas menores.

Hoje uma amiga minha do trabalho estava contando que o filho dela de 10 anos tinha acabado de fazer um curso que ensina criancas procedimentos de seguranca minimos no caso de ficarem sozinhos em casa e achei aquilo interessante.

O curso que o filho da minha amiga fez eh privado, nao eh obrigatorio. Ele eh oferecido nos Estados Unidos e em muitas cidades aqui do Canada para criancas entre 10 e 12 anos. A minha amiga matriculou o filho porque gostou da ementa do curso e achou que seria muito valido para ele. Entre as coisas ensinadas estao:
· Direitos e responsabilidade quando se fica sozinho em casa
· O que fazer quando o telephone toca ou recebe visita de estranho
· Como se manter ocupado
· Como se previnir de acidentes
· Ligar para o telephone de emergencia 911
· O que fazer em caso de se machucar acidentalmente

Essa minha amiga contou que ja comecaram a deixar o filho sozinho por algumas horas e ate o momento ele tem se saido bem. Bom, nos ainda estamos muito longe dessa situacao, afinal o Dudu ainda tem 4 anos, mas era uma curiosidade minha saber ate que idade necessariamente a crianca tem que ir para um aftercare apos a escola porque os pais trabalham.

[]’s

Silvia

3 comentários:

Diário Canadá Brasil disse...

nunca havia pensado nisso antes, muito interessante.

QUEBEcLEZA! disse...

Nossa, nunca tinha ouvido falar disso. Interessante.

@ tatinhaa disse...

O que fazer quando se vc.soubesse que uma mae deixa seus filhos menores sozinho e tendo contato com a internet.Nos sabemos que hj o numero de pedofolos estao maiores e por todo os lugares.Tem como fazer uma denuncia ja que os pais nao estao nem aí?