quarta-feira, março 30, 2011

Area de Informatica em Edmonton-Alberta-Canada

Para quem esta no Brasil de mudanca para o Canada tem uma vinda um pouco mais tranquila quando se trata de profissional de informatica. Isso porque eh mais facil conseguir emprego na area ao chegar, e um emprego relativamente bom ja para inicio mesmo sem ter a bendita e infeliz experiencia canadense. O fato eh que a profissao de informatica nao muda muito do Brasil para ca e a nossa experiencia ai conta aqui o que facilita muito. Eu falo isso como profissional de informatica e tambem pelo fato de ter muitos amigos brasileiros aqui tambem da area. Ainda nao vi uma pessoa que nao conseguido emprego na area em 1 ou ate 2 meses, ja vi mesmo que ja tenho conseguido na primeira semana de Canada como eh o caso do Luciano, meu marido. Ainda tem o fato que com esse primeiro emprego eh facil para logo depois pular para um outro melhor, eh sempre assim.


Para concorrer a uma vaga aqui so precisa mesmo trazer o curriculo traduzido com uma cover letter (carta de apresentacao), certificados, lista com referencias (eles ligam mesmo para as referencias ainda que estejam no Brasil) e o diploma traduzido (algumas empresas pedem, poucas pelo que ja vi). Outra coisa importante eh encontrar uma vaga que coincida com a experiencia no Brasil, e pronto, eh facil assim. Para achar a vaga o caminho mais facil eh procurando pela internet mesmo. No caso de ser um selecionados para a vaga que se candidatou, para ALGUMAS eh feito algum tipo de prova, normalmente apos a primeira entrevista, pratica ou escrita, eu tenho 1 amigo que fez um teste antes da contratacao, o restante, a maioria recebeu perguntas tecnicas na entrevista. Em alguns lugares faz mais de 1 entrevista.


Agora, e se voce quiser concorrer a uma vaga no Governo Federal, Estadual ou Municipal? Bom, para esses o que eu falei acima nao eh suficiente. Alem disso vai ser preciso tambem submeter o seu diploma juntamente com o historico escolar a um orgao aqui do Canada, o orgao varia de acordo com a provincia. La eles vao avaliar as disciplinas cursadas no Brasil, nao importa a sua nota, e validar se o curso que voce fez la eh equivalente a um curso daqui. Em termos de disciplinas e carga horaria.

Por que isso? Porque algumas vagas exigem, por exemplo, que o profissional seja formado em “Ciencia da Computacao”. Nesse caso, so pode concorrer, ou melhor, eles so irao considerar a candidatura dos que forem formados em “Ciencia da Computacao”. E no caso da gente, e de qualquer outro que estudou no exterior, que tenha tambem o “assessment” dizendo que o curso eh semelhante aos oferecidos por universidades canadenses.


E isso nao eh nada complicado, voce so precisa submeter os seus documentos, pagar $100.00 (no caso do feita na Alberta) e receber em media 6 semanas depois um protocolo dizendo que o curso eh equivalente. De posse disso pode-se candidatar a uma vaga no governo.


So tenho conhecimento quantos as vagas para computacao, nao sei sobre as demais profissoes, mas a exigencia desse assesment eh verdade para 100% das vagas no Governo Federal, Governo da Alberta e algumas vagas da "cidade de Edmonton" (prefeitura).


O restante do processo de contracao para o governo eh equivalente a se candidatar a vaga em empresa privada: curriculo com a cover letter, 3 referencias, apresentacao de documentos traduzidos (diploma, certificados, etc), entrevista (mesma coisa de uma entrevista no setor privado), prova e certificados. Novamente aqui,  uma prova pode ser feita ou nao, eu mesma fiz um projeto que serviu de avaliacao pratica, nada absurdo, um amigo meu foi contratado sem nenhuma prova, so mesmo com a entrevista tecnica, tudo depende da vaga. Algumas vagas do governo federal exigem frances, mas as que sao para Alberta por exemplo, normalmente nao tem essa exigencia e o governo federal tambem (so ele) prioriza o cidadao canadense como criterio final de desempate para a escolha de um candidato.

A maioria das vagas do governo sao feitas via aplicacao on-line, mas a City of Edmonton, por exemplo, tambem recebe aplicacoes que nao sao on-line. Dependendo do governo, na aplicacao da vaga on line o candidato preenche, no momento que vai fazer upload do curriculo e carta de apresentacao,  um formulario que vai guiar o pessoal do RH a fazer uma pre-selecao dos candidatos, por exemplo: se tem experiencia em algo, certificacoes, tipo de formacao academica, etc.

Sim, nao se paga para se candidatar a uma vaga no governo e o tempo entre a aplicacao para uma vaga e o final do processo varia muito de acordo com a urgencia deles. Podendo levar de 4 semanas a alguns meses.

E voce pode perguntar, que vantagem se tem em trabalhar para o governo no Canada? O pacote de beneficios oferecidos para o funcionario principalmente (seguro de vida, plano de saude complementar, ferias, sick days, cursos, quantidade de horas de trabalho, salario e outros) costuma ser melhor para funcionarios do governo dentre outras vantagens. No entanto, isso nao eh regra, tem muitas empresas privadas que oferecem algo semelhante.
Mas nao deixa de ser mais opcao de trabalho...

Eh isso. Fica ai a dica.

[]’s Silvia

12 comentários:

Diário Canadá Brasil disse...

Obrigada pela dica e pelas boas noticias.
Meu marido tbm é de T.I e em breve estaremos por aí.

Merci,
Diariocanadabrasil.blogspot.com

Carolina e Moacir Stein disse...

É isso bem verdade na provincia de Alberta como pesquisamos, mas aqui em Ontário, especialmente aqui em Toronto a realidade é outra. Não está mais rápido assim conseguir um emprego em IT nessas condiçoes que vc citou. O governo está com um projeto muito bom chamado IWES para profissionais de IT que chegam aqui. Um treinamento bem intensivo com encaminhamento para praticum e volunteer para os participantes o que lhes dá bastante "bagagem canadense" após o término, facilitando e muito a entrada no mercado daqui.
Bjs
Carol.

Link:

http://www.jvstoronto.org/index.php?page=integrated-work-experience-strategy-iwes

Sílvia disse...

Oi Carol, eu ja ate mudei o titulo do meu post para limitar o que eu disse a Edmonton. Eu sempre procuro restringir o que eu falo a Edmonton mas nao fiz dessa vez. Realmente eu nao sei dizer nem como esta o mercado em Calgary que eh na Alberta e fica perto daqui, imagina se posso falar sobre as demais provincias. Mas obrigada pelo comentario, assim pode ajudar outras pessoas com destinos diferentes.
[]'s Silvia

Lucca disse...

Eu nao sou um programador mas trabalho para uma empresa aonde quase todos sao programadores. Observando as conversas deles penso que o mercado para IT esta restritissimo, mas como disse, esta e a opiniao deles. Moro em Edmonton desde 2008 e conheci muitos imigrantes de varios paises e profissoes e na verdade poucos se encaixaram nas suas areas e, mais raros ainda, sao os casos destes receberem salarios adequados ao cargo. Conheco engenheiros que estao fazendo faxina, designers cozinhando e por ai vai. Sinceramente nao vejo facilidade nem para o canadenses arrumarem bons empregos. Acredito que existem sim boas oportunidades mas mais e mais esta dificil de identificar os fatores que levarao este ou aquele profissional a se encaixar adequadamente aqui. Gostaria de trocar ideias com voces sobre esta nossa vida aqui em Edmonton. Abracos.

Lucca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silvinha disse...

 
Oi Lucca,
 
Estou respondendo aqui porque se eu te enviar um email as demais pessoas que acessam essa pagina nao verao a minha resposta…
 
O meu post foi especificamente sobre a area de informatica que eh a que eu trabalho e mais especificamente sobre imigrantes. Eu sei mesmo que tem muitos canadenses que tem dificuldade de conseguir bom emprego, mas quem vem como imigrante "skilled worker" tem graduacao em alguma coisa de informatica o que faz de alguns imigrantes mais bem preparados do que o pessoal daqui que muitas vezes nao tem formacao academica.
 
Eu reintero o que eu falei no post, todas as pessoas de informatica que chegaram aqui nos ultimos 4 anos (data quando chegamos aqui) conseguiram emprego na area no primeiro ou no maximo no segundo mes. E todos trabalhando no que faziam quando sairam do Brasil. O primeiro emprego pode nao ser o sonho financeiro de todos, uma faixa media de $60,000.00 por ano, mas no segundo trabalho a pessoa eh capaz de negociar um salario que acha mais justo porque melhorou o ingles e tambem tem uma experiencia canadense que ajuda na negociacao financeira. Conheco aqui quem trabalha como analistas de sistemas (eu por exemplo), desenvolvedores, administrador de banco de dados, gerente de projeto, suporte tecnico, administrador de exchange, so para citar algumas areas de informatica. Contando comigo, em Edmonton, somos 3 brasileiros que trabalham em informatica para o governo, dentre os que eu conheco porque pode ter mais, e muitos outros trabalhando em empresas grandes e solidas.
 
O que eh importante, eu diria, antes de vir eh: ser formado em universidade, ter trabalhado realmente na area, ter certificacoes e um bom ingles. Nessa posicao um imigrante pode competir por vagas e escolher a que quer.
 
Boa semana,
Silvia

 
 
 

mi disse...

olá familia Silva, somos portugueses e gostavamos de imigrar para o canadá. Temos ai uma familia amiga que nos vai ajudar, mas eles ainda não tiveram oportunidade de dir ao consolado para fazer as perguntas necessárias.
Meu marido é canalizador, voçês acham que se essa familia conseguir uma empresa que lhe dê trabalho que ele consegue entrar facilmente no Canadá? Obrigada

rafael disse...

Ola Pessoal, trabalho com informatica ja a 6 anos, na parte de suporte, atualmente sou coordenador de equipe, tenho interesse em ir para o canada, voce poderiam me dar alguma dica de como faco ou como comeco a procurar emprego pro ai ?? obrigado

rafael disse...

Ola Pessoal, trabalho com informatica ja a 6 anos, na parte de suporte, atualmente sou coordenador de equipe, tenho interesse em ir para o canada, voce poderiam me dar alguma dica de como faco ou como comeco a procurar emprego pro ai ?? obrigado

Unknown disse...

Olá ! Este post é um pouco antigo mas eu me interessei pelo conteúdo.

Gostaria de saber se hoje em dia (2013) as condições para imigrantes na área de TI ainda estão favoráveis ai na região de Edmonton.

Obrigado !

Unknown disse...

Olá ! Este post é um pouco antigo mas eu me interessei pelo conteúdo.

Gostaria de saber se hoje em dia (2013) as condições para imigrantes na área de TI ainda estão favoráveis ai na região de Edmonton.

Obrigado !

Unknown disse...

Olá ! Este post é um pouco antigo mas eu me interessei pelo conteúdo.

Gostaria de saber se hoje em dia (2013) as condições para imigrantes na área de TI ainda estão favoráveis ai na região de Edmonton.

Obrigado !