quinta-feira, setembro 08, 2011

Sem rodinhas

A grande conquista do verão foi Dudu ter aprendido a andar de bicicleta sem as rodinhas, chamadas aqui de "training wheels". E ele aprendeu muito rápido, em duas semanas ele já tava indo muito bem.

Tudo começou quando na escola teve um "bike day". É um dia que as crianças levam suas bicicletas de casa para a escola e vão passear com as professoras. Dudu chegou lá com sua bicicleta e as rodinhas, assim que outra criança viu começou logo a fazer piada. Dudu não liga muito pra essas coisas ignorou o menino, mas eu não gostei muito da brincadeira.

Quando chegamos em casa, perguntei se ele queria aprender a andar sem as rodinhas, ele gostou da idéia.

Usei a técnica que um amigo tinha usado com sua filha e tinha funcionado muito bem.

- Tirar as rodinhas

- Baixar a sela para a criança encostar os pés no chão.

- Tirar os pedais (não machuca a canela da criança)

O objetivo é a criança usar o pé pra dar impulso e tentar se equilibrar. Dudu começou bem, mas ele não tava dando impulso suficiente para se equilibrar por muito tempo.

Então ele começou a usar a ladeira da garagem pra descer com mais velocidade e facilitar o equilíbrio. No começo ele queria colocar logo o pé no chão, ai comecei a contar quantos segundos ele ficava na bicicleta antes de colocar o pé no chão. Depois falava pra ele tentar bater o record.

E assim ele foi, depois de uma semana de treino nessa ladeira resolvi colocar de volta os pedais. Ele sentiu um pouco de dificuldade porque queria colocar o pé no chão e o pedal atrapalhava. Mas depois ele começou a notar que se pedalasse ele andaria muito mais.

Depois disso foram só os detalhes, aprender a fazer curva e aprender a sair pelando estando parado.

Três semanas depois do primeiro "bike day" houve outro na escola. Eu não estava certo de que ele estava pronto pra aquilo. Ele tava andando bem, mas na nossa rua, asfaltada, reta e sem obstáculos. Na escola tem caminho de areia, e muita curva. O jeito foi perguntar a ele, a resposta foi, quero ir "com-sem training wheels". (Sempre que ele vai responder alguma coisa sem ele diz "com-sem" achamos que ele traduz o without. Pão com manteiga ou com-sem manteiga)

Quando chegamos lá na escola e ele tirou a bicicleta sem as rodinhas todo mundo já notou. Ele mandou bem acompanhou a turma e ganhou respeito da galera.

Abraços.

Luciano.

2 comentários:

Unknown disse...

Parabens Dudu!!

flaviapteles disse...

orgulho da dinda! ;-)