terça-feira, abril 24, 2012

Eleições 2012 o grande dia.


Ontem (23) foi o dia oficial da eleição, a nossa Zona eleitoral era em uma escola próxima de casa.

O processo foi rápido. Como eu não estava na lista de eleitores demorei um pouco mais para votar, pois tive que fazer meu registro lá na hora, mas coisa rápida, entre 5 e 10 minutos. Depois de registrado fui direto para minha cabine votar, fila praticamente não existia.

Comparado com o Brasil o processo é bem simples e despreocupado, quase informal. Cédulas de papel, onde o X era marcado com lápis (não caneta).

Pessoas estavam circulando o tempo todo, não tem aquela estória de esperar a pessoa sair da cabine pra poder ir. Enquanto eu estava votando passaram duas ou tres pessoas por trás pra irem para a cabine ao lado.

Depois que marquei o X, voltei para a mesa onde o mesário destacou uma parte da cédula e me entregou para eu depositar na urna.

Feito isso, fui pra casa, com a sensação de dever cumprido. :-)

Ontem além dos "Deputados" como falei no post anterior, também tinha eleição para Senador.

Alguns detalhes sobre Senador:

1- O cargo é vitálicio, ou seja so sai quando morre. Porém...
2- O Senador perde o cargo de faltar duas sessões seguidas sem justificativa ou for condenado por algum crime.
3- O Senador é indicado pelo Primeiro ministro (presidente do Canadá) não é votado pela população.
4- Exceto aqui em Alberta, é possível votar no Senador, mas Primeiro Ministro (Presidente) escolhe um nome entre os três mais votados.


O resultado final:


Apesar de não ter urna eletrônica o resultado sai rápido. Devido ao sistema de distrito são poucos os votos
a serem contados, cerca de 10mil por distrito.

Como o voto não é obrigatório, apenas 51% dos eleitores compareceram, mais do que na última que foi 45%.

Aqui o partido conservador, PC está no poder há 40 anos. Essa eleição esperava-se uma disputa apertada,
e que a Premier (eram duas mulheres as principais candidatas) teria um governo de minoria (menos de 50%) das cadeiras da câmara, mas não teve novidade o PC ganhou novamente e vai ser um governo de maioria pois conquistou 62 cadeiras de um total de 87.

Aqui os números finais.



Abraços,
Luciano.


PS: Vocês devem está se pensando porque falo tanto em eleição. Trabalhei 8 anos no TSE fazendo parte das equipes que desenvolviam os sistemas eleitorais no Brasil. Fiz de tudo eleicao municipal, presidencial, referendo. Aprendi a gostar muito desse assunto.

Nenhum comentário: