quinta-feira, setembro 06, 2007

Fogo, fogo !!!


Em menos de três meses de trabalho hoje aconteceu na empresa o segundo treinamento para caso de ocorrência de um incêndio. A situação é a seguinte, no meio do expediente toca o alarme de incêndio, todo mundo se levanta, não importa o que esteja fazendo, e desce os andares até o térreo pelas escadas. Quando todos desceram e estão na rua eles verificam quanto tempo demorou para evacuar o prédio e se o tempo foi bom ou não. Se não foi bom eles mandam um e-mail explicando que o tempo não foi bom e o que deve ser feito para melhorar, é um e-puxao de orelha (puxão de orelha eletrônico).

Onde eu trabalhava no Brasil esse tipo de treinamento aconteceu algumas vezes, mas aqui é diferente porque o pessoal leva a sério mesmo, tocou o alarme todo mundo levanta e sai, não tem estória de terminar e-mail, aproveitar para passar no banheiro, terminar uma ligação, fazer isso ou aquilo outro. A regra é, tocou o alarme, tira a bunda da cadeira, desce os andares pela escada calmamente e vai para a rua em frente ao prédio, e todo mundo segue a risca, parecendo uns soldados.

Aqui no Canada o pessoal tem pavor de fogo, incêndio, ou coisa parecida. Não sem razão, as casas são feitas de madeira, existe um revestimento entre as paredes para reter o calor que só não é mais inflamável que uma garrafa de álcool caindo na boca de um fogão, e para completar, nas casas ainda existe o gás que serve para esquentar a água. Ou seja, o ambiente propício para uma grande explosão, basta uma manutenção mal feita ou um bêbado que adormece com um cigarro aceso na boca para o estrago está feito.

Há cerca de 2 meses houve um incêndio em um bairro nobre daqui, em menos de 8 horas 19 casas pegaram fogo e ficaram totalmente destruídas. O prejuízo ficou em torno de 25 milhões de dólares levando em consideração apenas as casas, sem contar movéis e eletrodomésticos. Aqui tem o link para uma reportagem com fotos.

É muito comum ver caminhões de bombeiro pelas ruas da cidade, outra coisa muito comum por aqui é uma espécie de cofre a prova de fogo, nos já entramos na onda e já compramos o nosso para colocar nossos documentos.



Agora tenho que ir que estou sentindo um cheiro forte de queimado, hehehe, brincadeira.

Abraços

2 comentários:

Anônimo disse...

É,Lú primeiro mundo é outra coisa mesmo,espero que Deus possa protege-los sempre e livrá-los de tudo por aí,beijos em duduzinho e em Sílvia,fiquem com Deus.Juliana Sobral

flaviapteles disse...

Eita Lu...imagino...mas, vão ser só treinamentos mesmo, viu??? Coloca fotinhas e vídeos novos, pleaseeeee!