sábado, novembro 17, 2007

Sistema de Saúde Canadense


Nessa publicação vou falar um pouco sobre o sistema de saúde canadense e especialmente salientar os pontos onde ele é bem diferente do nosso no Brasil...

Para iniciar no Canadá não existe sistema privado de saúde, todo o sistema de saúde é 100% administrado pelo governo. Isso não quer dizer obrigatoriamente que ele seja gratuito. Em algumas províncias do Canadá isso até ocorre, por exemplo Quebec, mas aonde moramos temos que pagar uma mensalidade. Aqui em Alberta paga-se $44,00 individual ou $88,00 por mês pela família (incluindo filhos com até 21 anos de idade ou 24 anos caso ainda seja estudante) e se chama Alberta Health Care (Favor ler nota no final do post, o Alberta Health Care agora eh gratuito). Dependendo dos seus rendimentos anuais esse valor pode ser menor, podendo chegar a ser gratuito. O que se diz sobre as províncias que o serviço é gratuito é que o atendimento tem qualidade inferior e filas de espera maiores e onde o serviço não é gratuito o atendimento é melhor.

O sistema de saúde funciona muito parecido com um plano de saúde privado como conhecemos porque nele existe a mensalidade (Alberta), pode ter carência, serviços cobertos ou não e uma carteirinha. A carteirinha é a primeira coisa que voce deve apresentar quando chega em um estabelecimento para ser atendido (A carteirinha nada mais é que um papel que não é plastificado e nem tem foto).

Carteirinha do Alberta Healh Care


Existem muitas discussões e debates sobre sistema de saúde público e privado por aqui, especialmente acalouradas por empresas privadas que gostariam de passar a atuar aqui e por pessoas insatisfeitas pelos serviços recebidos. No entanto, o Canada é relutante e se mantém firme em ter o serviço apenas público. Para quem é a favor da mudança diz que assim vai ter atendimento melhor, mais disponibilidade para ser atendido, poder escolher médico que irá e outras coisas, e para aqueles que são contra principal justificativa é o fato de que a privatização pode encarecer muito o que se paga.

Além disso existem detalhes muito interessantes sobre o sistema de saúde:

  • As pessoas que tem direito, ou seja livre acesso para usar o sistema de saúde, são apenas os cidadãos ou imigrantes legais e moradores da província em questão. Como eles sabem disso? Através da carteirinha, se você não estiver com ela não tem como provar que você tem direito a esse serviço. Em caso de viagem para outra província, pode-se usar a carteria de saude daqui, exceto se for viagem para Quebec, no caso de viagem para lá para ser atendido é preciso primeiro pagar o atendimento/consulta, na volta para Alberta, pode-se pedir reembolso desse valor. Pessoas em viagem turística vindas de outro países o atendimento pode ser bem caro, dependendo do que se for fazer, e antes de te atenderem eles irão te pedir o seu cartão de crédito. Por isso uma dica para quem está planejando viagem para cá, faça um seguro de saúde antes de vir.

  • Um benefício que normalmente as empresas oferecem aos seus funcionários é pagar parte ou 100% do serviço de saúde dos funcionários. No nosso caso o meu paga 100%.

  • O valor pago na mensalidade independe da idade das pessoas que irão usufruir do servico.

  • Aonde estamos não tem carência para início do uso dos serviços. Na província de Ontario a carência é de três meses, não sei dizer que outras teriam ou não carência. Essa informação é importante para quem vem como imigrante porque se tívessemos ido para Toronto ( Ontario ) teríamos que pagar um seguro de saúde para gente pelo período de 3 meses até podermos usufruir dos servicos médicos regulares.

  • O que a mensalidade do sistema de saúde NÃO cobre? Serviço de ambulância (algumas províncias não cobram por isso também), dentista, medicamento (para algumas doenças como cancêr ou para os idosos o sistema normal de saúde também cobre os medicamentos), quarto individual em hospital, gastos com compra de óculos ou lentes, uso de serviço médico durante viagem (valor integral gasto em servicos durante viagem para outro país). Para ter direito a esses serviços também você pode pagar para uma empresa privada, se desejar, um valor complementar por mês. Aqui pelo que já vi é em média $140,00 pela familia (se incluído plano dentario). O meu trabalho também paga por esse beneficio. Exemplo de empresas que oferecem esse serviço aqui: Sun Life e Alberta Blue Cross .


Carteirinha do Sun Life Financial

  • Aqui também existem campanhas de vacinação da mesma forma que no Brasil, com o foco nas crianças e idosos mas que são válidas para pessoas doentes, grávidas, etc., no início do outono recebemos uma carta do governo dizendo que tinhamos uma criança com menos de 2 anos em casa e era importante vaciná-la contra a gripe, e ainda os locais e horários para vacinação.

  • Caso um médico requisite algum exame, por exemplo de sangue, é preciso ligar para uma clínica, marcar dia e hora (algumas atendem todos os dias da semana, até nos domingos). Você vai lá no dia, mostra a sua carteirinha e você faz o exame. No entanto, diferentemente do Brasil, esse exame é enviado diretamente para o médico, você não tem acesso a ele. Caso o exame tenha sido tudo 100% o médico não vai te procurar para dizer nada. Só irá entrar em contato se o exame tiver apresentado algum problema que exija tratamento. Por isso, não é boa notícia receber ligação do médico para ir ao seu consultório depois da realização de um exame ;-)

  • Para as crianças, não sei se isso também se aplica aos adultos, existe um programa (de computador) de saúde que médicos, hospitais, clínicas, tem acesso onde eles podem consultar todo o seu histórico, exames, medicamentos…

  • Aqui no Canadá, você não escolhe o médico especialista que quer ir. Por exemplo a situação: "amanhã vou ligar para marcar para ir ao médico com especialidade X, Y ou Z porque não estou me sentindo bem." Aqui não funciona assim. Exceto para crianças que tem o pediatra e grávidas que tem obstetra, todo o restante da população tem um “médico da familia” que é um clínico geral. Primeiro você tem que fazer uma consulta com ele e ele pode te encaminhar ou não para um especialista se achar que você precisa, nesse caso, é preciso uma requisição dele para isso.

  • Se você se utilizar de um serviço que não é coberto pelo sistema de saúde, por exemplo a ambulância, depois eles enviam a continha para a sua casa, e mandam mesmo.

    Particularmente acho o sistema de saúde daqui muito bom. Até o momento, só estamos morando aqui a 5 meses, todas as vezes que precisamos fomos muito bem atendidos por excelentes médicos. No Brasil, tínhamos plano de saúde, que na verdade era usado para exames médicos porque os médicos que íamos só atendiam particular e era bem caro.
É isso, mais um pouquinho do Canadá.

Bye, Silvia

PS:
1) Desde 01 de janeiro de 2009 o Alberta Health Care eh gratuito para toda a populacao. Esse post foi escrito antes dessa data, por isso a explicacao dos valores acima.

2) Tem um medico pediatra brasileiro que trabalha no Stollery Hospital de Edmonton, dr. Daniel Garros, eu nao o conheco, mas outro dia li o depoimento dele e achei interessante porque eh a visao de um medico sobre o sistema de saude daqui, alem disso ele tambem fala como eh a questao de reconhecimento do diploma de medico no Canada. Vale a pena ler:
 http://www.salton.med.br/index.php?id_menu=entrevista&idioma=portugues&id_entrevista=44 .

11 comentários:

Psicologia e Saúde disse...

Silvia, saberia me informar como ocorrem as ações de promoção e prevenção à saúde no Canadá?
Bj.
Elisa
elisa_ferreira275@yahoo.com.br

Unknown disse...

Hi, I just wanted to say thanks to iRentCanada.ca. Yesterday I was practically pulling my hair out searching through dozens of newspapers, and several online rental property website before I came across www.iRentCanada.ca. I have never seen such a great site, and so easy to use. iRentCanada has so many awesome ways to search for rental properties. Within seconds I found my new place. Their Ad detail page is so detailed, that just by reading the description, seeing the apartments on the map, and seeing usually more then 15 large photos, there was no need to run around town seeing hundreds of apartments for rent in Toronto. And you can feel confident that if it's for rent it's on iRentCanada. Long story short, thank you iRentCanada. In total it took me 5 minutes to search, find what I was looking for and even contact the landlord. A trul
I definitely agree with what the other guy said above. I mean then again who am I to say. It's his opinion anyways.
" Apartments for rent in Toronto "
Thanks
www.iRentCanada.ca
Mike G

Anônimo disse...

Vejo que o post é antigo, mas é bom deixar claro que o sistema de saudade NAOo é bem "100% publico". Existem clinicas privadas que você pode pagar (caro) e usar.

Giovani disse...

Boa tarde estou fazendo um estudo sobre o sistema de saúde do canadá, gostaria de utilizar dados do seu blog, contudo preciso do seu nome completo para fazer referencia, conforme normas academicas, obrigada

Giovani disse...

Boa tarde estou fazendo um estudo sobre o sistema de saúde do canadá, gostaria de utilizar dados do seu blog, contudo preciso do seu nome completo para fazer referencia, conforme normas academicas, obrigada

Giovani disse...

Boa tarde estou fazendo um estudo sobre o sistema de saúde do canadá, gostaria de utilizar dados do seu blog, contudo preciso do seu nome completo para fazer referencia, conforme normas academicas, obrigada

Giovani disse...

Boa tarde estou fazendo um estudo sobre o sistema de saúde do canadá, gostaria de utilizar dados do seu blog, contudo preciso do seu nome completo para fazer referencia, conforme normas academicas, obrigada

Giovani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

bom dia estou pesquisando como funciona o sistemas de consultas e medicamentos no canada gostaria de receber algumas informações

Anônimo disse...

Silvia, como faço para entrar em contato com vc. Estamos com uma proposta de mudança para Edmonton e gostaria de tirar algumas dúvidas com vc.
Muito obrigada pela atenção.
MARISA

Dê Biavatti disse...

Oi, SIlvia...

Estava lendo teu blog, pois estamos partindo para Edmonton em breve... Tenho uma dúvida, que talvez tu possas me esclarecer, sobre o sistema de saúde para imigrantes: como funciona caso eu engravide aí, sendo residente temporário?

debiavatti@msn.com