
As melhores escolas de primeiro e segundo grau onde moramos são públicas, obviamente nem todas as escolas públicas são excelentes, mas daqui as melhores são públicas. No entanto, esse tipo de escola recebe apenas crianças a partir de 4 ou 5 anos por 3 horas por dia e de crianças/adolescentes entre 6 e 17 anos por uma jornada que vai das 08:50 as 15:30 (o horário exato depende de cada a escola). Independente da criança está ou não na escola, se ela tiver menos que 10-12 anos , dependendo da provincia, vai precisar ficar em algum lugar ou com alguém no tempo que não esta na escola ou com os pais, porque aqui não é permitido deixar criancas sozinhas nessa idade sob pena de ser preso por negligência.
Isso já sabíamos antes de vir e estavámos preparados para colocar o Dudu numa creche ao chegarmos aqui. O que não sabíamos, nem imaginávamos, era que a vida para pais, bebês e crianças não é nada fácil quando o assunto se trata de encontrar vagas em boas creches. O que descobrimos é que se voce não tiver feito um planejamento a longo prazo pode ser quase impossível. As melhores creches, digo as realmente BOAS, tem fila de espera (waiting list for spots) de até 3 anos. No caso das creches o normal é colocar o nome do filho na lista de espera da creche desejada quando se descobre que esta grávida!!! Imagina? O que também acontece aqui é que muitas mulheres param de trabalhar por um tempo para ficarem com os seus filhos pequenos, especialmente aquelas que não ganham muito bem e o custo beneficio entre ficar em casa ou sair para trabalhar não compensa. Sem contar que, para as que trabalham, a licença maternidade pode chegar a 12 meses, mas diferentemente do Brasil, a licença maternidade não quer dizer que voce vai receber todo o seu salário durante toda a licença, isso vai depender muito do lugar que se trabalha, mas nomalmente, também depende de onde se trabalha, a licença garante que voce terá o seu emprego de volta quando ela acabar.
Para deixar crianças sob cuidado de alguém existem três opções: babá (chama Nanny em inglês, fácil para a gente por causa do programa Super Nanny), day homes (não muito comum no Brasil) e creche (daycare). Qualquer uma das opcoes é muito cara, particularmente aqui em Edmonton, se comparado ao que podemos ter no Brasil e ate mesmo comparado com outras provincias do proprio Canada. O governo pode ajudar no pagamento de creches e dayhomes pagando subsídio especifico (Child Care Subsidy Program), se voce comprovar que não tem como pagá-la mas independente disso toda crianca, eu disse TODA crianca, obviamente se estiver vivendo legalmente no país, recebe uma bolsa mensal no valor de $100,00 de ajuda de custo (UCCB), que não dá para muita coisa mas é melhor que nada. Além dessa ajuda, dependendo dos rendimentos anuais dos pais, pode-se receber ajudas de custo adicionais (CCTB).
Agora falando detalhadamente das opções que se tem para se deixar criancas:
- Babá - Ter babá é a opção mais cara de todas, mas é muito usada. Tem propaganda de empresas que trabalham com esse serviço por toda parte. As 3 pessoas com quem trabalho e que tem crianças pequenas ficam em casa com uma babá. E nenhuma dessas babás é canadense, todas vieram para cá através de um programa de intercâmbio (O que não quer dizer que não possa ser canadense, ok?). Trata-se de um emprego como outro qualquer. Mas no caso das empresas de intercâmbio “Nanny” é um programa onde, mulheres normalmente de até 30 anos, se utilizam para trabalhar e estudar em outro país. Esses programas normalmente tem duração de até 2 anos. A babá, no caso, pode ficar responsável somente pela criança (ou crianças) e/ou também por atividades de casa, dependendo do que ficar contratado, e por um periodo determinado, não é dia e noite como as babás no Brasil. A babá pode ou não dormir na sua casa. Se for contratar aqui no Canada através de uma empresa canadense a babá custará em média $1747,00 por mês, mas se ela se hospedar na sua casa, pela hospedagem e alimentação, você pode deduzir $320,00 desse valor. Nem todas as babás aqui vem através de agência, a cabelereira onde cortamos o nosso cabelo trouxe uma nanny, uma conhecida dela das Filipinas, e ela lhe paga $700,00. Alem dessas empresas de intercambio existe um programa de imigracao do governo canadense atraves do qual é possivel contratar trabalhadores temporarios, no caso inclusive uma baba, mas ai ja é uma outra longa estoria que nao vou entrar em detalhes nesse post. Para se contratar uma nanny de outro pais, tem que passar por um processo na imigraçao do Canada e a nanny não pode fazer nenhum outro trabalho extra, apenas trabalhar na casa de quem “a trouxe”. Normalmente esse trabalho é tratado como um outro qualquer, nao é escravidao, e pessoa pode sair a noite e finais de semana para estudar, passear e o que mais desejar. Para quem tem 2 filhos ou mais, vale a pena ja que os custos para manter uma crianca em creche é ainda mais caro. Encontrei no site da World Study, empresa de intercâmbio do Brasil, informações relacionadas com esse tipo de programa que eles chamam de "AuPair" e também achei na Student Travel Bureau falando sobre isso. É bom que se diga que a escolha de uma nanny não é nada fácil, afinal ela ficará responsavel pelos seus filhos na sua casa, precisa ser alguém que realmente goste de crianca, com muita paciência, além da questão de fazer atividades de casa já que aqui não se tem empregada. Outro detalhe é que, se contratada através de agência, se você não gostar da sua nanny, pode solicitar da empresa a substituição dela por outra. Afinal não é favor, é trabalho.
- Day homes - Dayhomes consistem de mulheres que com permissão do governo (tem fiscalização do governo) para cuidar de até 6 crianças com diferentes faixas etárias ns suas próprias residências. Normalmente mulheres com criancas pequenas fazem esse tipo de trabalho porque assim elas podem ficar com os seus filhos em casa e ganham dinheiro. Nesse caso, normalmente as residencias estão preparadas para receber as crianças, com briquedos, parquinho, lugar para comerem e dormirem e outras coisas mais. As crianças nos dayhomes tem atividades programadas, alimentação, dormem… A Bia, amada amiga do Dudu, filha dos nossos amigos daqui fica em um dayhome e o Dudu passou também a ficar em dayhome desde que nos mudamos para a casa nova. Custam entre $530,00 a $800,00 por mês por criança. Eu não gosto de dayhomes por ter medo de deixar meu filho na casa de gente desconhecida e pelo fato d’ eu achar quase missão impossível cuidar de 6 crianças e ainda da própria casa, mesmo considerando que o pessoal aqui é incansável, literalmente pau para toda obra. Mas no caso do Dudu, ele está ficando na casa de uma amiga nossa, super amorosa, que tem uma comida deliciosa e cuida de apenas 3 crianças mais o bebê dela de 6 meses. Por isso achamos que lá seria a melhor opção para ele. Uma enorme vantagem dos dayhomes com relação as creches é que são menos crianças, sendo assim tem menos risco da sua criança adoecer. Outra coisa é que as crianças também ficam muito mais assistidas na questão de alimentação. Nas creches daqui, digo pela que o Dudu estava, crianças com 1 ano de idade tem que comer sozinhas, isso para estimular a independência. Loucura, nao? Mundo cão mesmo!
- Daycares - Desde que chegamos eu vinha batalhando diariamente por uma creche realmente boa mas é dificílimo conseguir vaga da noite para o dia, como eu disse anteriormente as boas creches possuem uma longa fila de espera é preciso esperar a bendita fila de espera andar para chegar a sua vez. Isso porque as creches tem permissão para ter apenas uma quantidade limitada de criança por faixa etaria e seguem isso a risca porque são fortemente fiscalizadas. Então não tem como utilizar-se do jeitinho brasileiro para resolver a questão, para entrar uma criança na creche, se ela estiver "cheia", so esperando alguma criança sair para assim "criar" uma vaga. Novas creches são raras por causa da pesada fiscalização do governo para liberar consessões. Ao contrário do Brasil que tudo o que você precisa para deixar o seu filho numa creche boa é ter dinheiro para pagar, aqui se você não tiver feito um longo planejamento não vai conseguir. Outra coisa tambem, ao contrário do Brasil, é que as escolas/creches não são elitistas, qualquer crianca fica em qualquer creche, já que as pessoas com menos rendimentos possuem ajuda de custos para efetuar o pagamento. Aqui as creches custam entre $640,00 e $ 1000,00 (variando principalmente de acordo com a idade, bebê com 6 meses costuma ser mais caro).
O Dudu estava em creche até duas semanas atrás, ele adorava, chorava para não ir embora todos os dias mas eu não gostava especialmente da comida servida, entre outras coisas. Agora que ele está no day home da nossa amiga e, para esse momento, estamos, especialmente o Dudu tenho certeza, muito contentes. Ela realmente cuida dele, está preocupada com o fato dele comer ou não e outras coisas que não se tem em creche. O Dudu está com o nome na lista de espera de varias creches de Edmonton mas hoje não tiraria ele de onde ele está para colocá-lo em um creche. O que estamos querendo é coloca-lo em um “play school” (denominação para programas em escolas para crianças na faixa etária de 3 – 4 anos) a partir de setembro para ele fazer atividades e brincar por algumas horas por dia mas o restante do dia ficar no dayhome que ele está hoje.
É isso, se um dia planejar vir morar em Edmonton e tiver filho pequeno, coloque o nome dele na lista de espera desde hoje.
Bye, Silvia
OBS: Links para algumas das melhores creches de Edmonton, na minha opinião:
- University Early Learning Centre
- University Infant Toddler Centre
- Garneau/University Childcare Centre
- Grant MacEwan
- Canada Place
- Sisem Daycare Centre Society