quinta-feira, abril 19, 2012

Eleições 2012....em Alberta

Este ano tem eleição aqui em Alberta para a escolha da câmara da província (os deputados estaduais) e do Premier, o equivalente ao Governador no Brasil.

Como agora temos cidadania Canadense estamos aptos a votar no próximo dia 23, Segunda-feira.

Como é a eleição aqui no Canadá comparado com a do Brasil.

Primeira diferença, aqui o voto não é obrigatório.

Segundo, eleição acontece em dia útil, não no domingo.

Terceiro, é possível votar antes da data ou até pelo correio.

Não tem urna eletrônica.

Aqui o eleitor pode colocar seu nome na lista de eleitores até no dia da votação, isso vai acontecer conosco. O nosso nome não está no cadastro de eleitores então no dia da votação, devemos ir para nossa seção eleitoral com a carteira de motorista para identificação e comprovar a residência. E assinar um documento dizendo que não voltou em outro lugar.

Não exite título de eleitor, basta um documento de identificação.

A campanha não tem aquele calor, empolgação do Brasil. São apenas alguns cartazes fincados nos
gramados pela cidade.

Mas a grande diferença está no sistema. Aqui não votamos diretamente no candidato a governador, votamos nos candidatos a "deputado estadual" chamados aqui em Alberta de MLA (Member of the Legislative Assembly, ou Membro da Assembéia Legislativa). O líder do partido com mais MLAs na câmara é o premier da província.

Outra coisa é que o eleitor tem apenas um candidato a MLA para votar, o estado é dividido em distritos e cada partido tem um candidato nesse distrito. O eleitor só pode votar naqueles candidatos do seu distrito. Aqui em Edmonton são 19 distritos em Alberta 87.

Do meu ponto de vista as vantagens são:
- O eleitor tem maior possibilidade de conhecer os candidatos, no nosso caso são apenas 5. Estudar 5 candidatos é mais fácil do que estudar 2000.
- O candidato tem oportunidade de conhecer o eleitor pois a área de campanha é bem menor.
- Candidatos do mesmo partido não disputam o mesmo eleitor.
- O custo é bem menor.

Desvantagem:
A desvantagem que vejo é que a eleição se resume a pequenas eleições, ou seja, poucos votos fazem a diferença para eleger um MLA. A quantidade de eleitores por distrito fica em cerca de 20mil, 20mil eleitores é eleição de município pequeno no Brasil. Como cada voto é importante, fralde e compra de voto torna-se eficiente.

Próxima semana eu comento como foi votar no Canadá.
 
Abraços,
Luciano.

2 comentários:

Anônimo disse...

Legal, nos dê noticias. Sei que o Conservative Party é forte em Alberta, ao contrário de Quebec que costuma votar fortemente nos socialistas.Bem, acho que é assim.
Walter Assis
Osasco-SP
kikocavalcante@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Busquei agora no Google "eleições em Alberta" e vcs aparecem no primeiro link para o aasunto.
Sds.
Walter Assis
Osasco - SP