quarta-feira, julho 18, 2007

Trabalho no Canadá

Hoje completo 1 mês de trabalho no Canadá, já posso contar um pouco das diferenças e semelhanças do modo de trabalho entre o Brasil e o Canadá.

Aqui como no Brasil, existem os empregados "carteira assinada" e os "pessoas jurídicas", conhecidos aqui como contractors. No mercado de informática é bem comum os contractors, eu não sou um, nesse momento para mim é melhor pois preciso de um histórico de crédito pessoal, e recebendo salário como pessoa física ajuda e muito. As diferenças são as mesmas do Brasil, o contractor recebe mais, mas não tem algumas vantagens, plano de saúde, férias. Mas a saúde no Canadá não é pública? É sim, a diferença é que quem tem planos de empresa tem cobertura de dentista, tem descontos em remédios, tem direito a quarto individual em hospital, se o hospital tiver quartos individuais, e outras besteirinhas.

A carga horária aqui é de 7:30 horas por dia. Lá na empresa pode-se entrar entre 8 e 9 horas, tirar 30 minutos ou 1 hora de almoço, e sair depois que completar as 7 horas e 30 minutos.

Aqui no Canadá eles não pagam hora extra, o comum é ter banco de horas. Lá na empresa o pessoal de informática não tem banco de horas, quem faz hora extra não recebe nada. Para agradar um pouco a empresa da folga na semana entre o Natal e o ano-novo. Quem não é de informática tem banco de horas e caso queira a semana entre o Natal e o ano-novo, tem que descontar do banco.

Aqui se tem direito a 3 semanas de férias (15 dias úteis), não precisa tirar os dias seguidos. Você pode tirar 3 dias em um mês, 10 no outro, etc, do jeito que você quiser. Aqui também se tem direito a 5 dias úteis para faltar por motivo de saúde, precisou faltar falta e desconta desse saldo, não precisa de atestado para comprovar a doença.

O pagamento aqui é quinzenal, isso é bem legal, há cada duas semanas tem um dinheirinho na sua conta. Os descontos no salário são enormes, isso já não é bom.
Uma coisa bem interessante é que tem gente de todos os lugares. Enquanto em Brasília você trabalha com pessoas do Nordeste, Sudeste, Norte, Sul, aqui você trabalha com gente do mundo todo. Na equipe que faço parte tem um mexicano, uma chinesa, um tailandês, eu, e um canadense. A diversidade cultural é bem grande, lá no andar que trabalho tem, mulheres de véu, de burca, tem gente com roupas africanas, tem de tudo. E nos dias mais quentes o pessoal vai de bermuda e sandália de dedo, e tá tudo certo.

Quanto ao trabalho em si não tem nada de mais, eles trabalham iguais a nós e são bem mais descansados, contentam-se com pouco.

O pessoal é viciado em café, todo mundo tem uma caneca térmica cheia de café. Lá na empresa tem um quiosque da Starbucks, você não paga nada pelo café, sempre tem fila para encher as canecas. Agora o café é bem mais fraco que o nosso.

Agora o que não vou encontrar aqui, nem em nenhum lugar do mundo é o ambiente de trabalho que tinha em Brasília, ali trabalha-se sorrindo. Um abraço para a galera eleitoral.

Abraços.

6 comentários:

Anônimo disse...

Lú cunhado, não se pode ter tudo nessa vida, não é mesmo??? ;-)
Comece você a sorrir, quem sabe assim não contagia os outros.
Uma pausa só para dizer que todos nós estamos chocados e triste com mais esse acidente aéreo em nosso país, que espero não ser o de vocês nunca mais...vocês já devem ter visto por aí que um avião da Tam não conseguiu pousar em Congonhas e saiu da pista, pelo menos 176 pessoas morreram...e o dignissímos presidente do Brasil fica se esncondendo, pedindo explicações...é mesmo tudo uma palhaçada...
Flávia

Anônimo disse...

Valeu Luciano,

Estamos lendo todas as semanas o blog de vocês e é como se estivéssemos partilhando esta experiência com vocês.

Abraços,

Gustavo, Ivette e Renato

Anônimo disse...

Valeu Lu
estamos sempre bem informado atraves do blog de vcs,espero que estejam se adaptando bem a tudo por ai,pois esse inicio é tudo de importante para o futuro de vcs
abraços pra vcs
estamos sempre na torcida por aqui
Vicente e Juliana

Anônimo disse...

Oi
Lú eu adorei o seu Blogger, as fotos estão lindas,o Canadá é lindo,todos nós estamos com muiiiiiiiitas saudades de vocês.
Lú manda um beijão para a Silvia e para o Dudu.
Muiiiiiiiiiiiitos e muiiiiiiiiiiitos Beijosssssssssssssss!!!!!!!
Bruna e Família

Unknown disse...

Fala Luciano,

Por falar em café, colocaram uma máquina de café (expresso, capuccino, chocolate, etc, etc...) na garagem. Tudo bem, não é de graça mas é um café até bom.

Quanto ao ambiente de trabalho, continua bom mas a equipe está desfalcada. O cara do alicate de unha, um dos mais engraçados de sala, foi pro norte, bem ao norte mesmo.

[s]

Unknown disse...

iRentCanada is an internet rental network providing affordable homes, apartments, condos and commercial spaces for

rent all over Canada. Find Affordable Homes for Rent as well as apartments for rent in Toronto, Calgary, Montreal,

Edmonton, Vancouver, Ottawa and more!

iRentCanada is changing the way the average person finds his or hers new apartment. We've made it so simple and easy

to use. Search using our advanced search features or by map view. Most ads have over 15 large pictures, detailed

descriptions, maps and so much more. The site is updated constantly throughout the day assuring accurate and

legitimate rental properties for you to checkout. Feel confident that if there's an apartment for rent, it's

available on iRentCanada.ca

more detail see in site http://www.irentcanada.ca/

" Apartments for rent in Toronto "
apartments for rent in Toronto |

Toronto apartments for rent
| | Toronto apartment rentals
www.irentcanada.ca