terça-feira, outubro 19, 2010

Consulado Brasileiro Itinerante

O Brasil tem algumas representacoes aqui no Canada. Possui uma embaixada em Ottawa e tres consulados, um em Montreal, um outro Toronto e um outro em Vancouver.

Isso quer dizer que eles nao tem em Edmonton ou proximo daqui, mas isso nao eh problema. Felizmente! Isso porque o consulado de Vancouver oferece um servico, em media duas vezes ao ano, que eles chamam de “Consulado Itinerante”. O consulado de Vancouver “viaja” por algumas cidades do lado oeste do Canada com o objetivo de ajudar os brasileiros, e quem mais necessitar, na obtencao de documentos oferecidos pelo consulado. Isso eh muito util para nos porque alguns documentos podem ser solicitados ao consulado pelos Correios, mas outros requerem a presenca do requisitante, como eh o caso da certidao de nascimento, e o consulado itinerante resolve essa questao.

O funcionamento do consulado itinerante eh bem simples, porque, por nao estar no proprio consulado, com os computadores e impressoras de la, o que eles fazem eh uma especie de protocolacao de documentos requeridos ao consulado, por exemplo, requisicao de certidao de nascimento, passaporte, atestados, autorizacoes ou procuracoes aqui em Edmonton e depois quem requisitou os envia por correio para Vancouver, onde eles processam la e depois enviam para a sua residencia do requisitante. Foi assim que tiramos a documentacao brasileira do Rafinha daqui mesmo de Edmonton. O Rafinha nasceu em Edmonton, no caso nasceu canadense, mas como eh filho de brasileiros, solicitamos a sua documentacao para que ele tambem seja cidadao brasileiro (Certidao de Nascimento e o Passaporte do Brasil).

Nao posso me esquecer de dizer tambem que o pessoal do consulado eh muito simpatico e prestativo.

[]’s Silvia

Nenhum comentário: