quinta-feira, outubro 07, 2010

Dudu no Kindergarten

Vou falar um pouco da nossa recente experiencia com escolas aqui em Edmonton. Cada um que voce conversar vai contar uma estoria diferente porque nao existe um padrao unico definido de funcionamento para todas as escolas. Existe o curriculo minimo que deve ser abordado, mas a forma como eh dado depende principalmente do professor.

Primeiro vou comecar dizendo qual eh a situacao atual do Dudu:
• Ele tem 4 anos, fara 5 no dia 31 de dezembro
• Esta cursando o Kindergarten (equivalente ao jardim de infancia no Brasil)
• A escola dele eh nao-Catolica, a primeira que tinhamos feito a matricula dele era Catolica
• A aula vai de 08:50 as 11:50 da manha
• A sala tem 24 alunos
• Antes e depois da aula ele fica na creche que tem dentro da escola, porta com porta com a sala de aula dele do Kindergarten

O ano escolar comecou no dia 01 de setembro e o Dudu esta adorando a escola. Nos estamos bastante satisfeitos tambem. Ele esta muito integrado com tudo la. Agora faz pouco mais de um mes que as aulas iniciaram mas para nos parece que ele ja esta la faz muito tempo.

Para comecar, nao posso deixar de dizer que a professora dele eh muito simpatica, experiente (da aulas faz 28 anos) e empenhada no aprendizado das criancas. Sem sombra de duvidas, uma professora boa faz toda a diferenca.

O padrao da aula eh completamente diferente do que eu estava acostumada no Brasil, ao menos com relacao ao meu tempo e vou citar aqui algumas das coisas que eles fazem com regularidade na sala do Dudu:
• Ele tem aula de musica e de aula de artes todas as segundas. A aula de musica eh em uma outra sala com uma outra professora.
• Leitura de livro na biblioteca da escola as tercas com um amigo do Grade 3. Quando a crianca entra na escola no Kindergarten ela ganha um “amigo” (em ingles: "buddy") do Grade 3 que vai ajuda-la em varias atividades. Essa parceria eh mantida por 3 anos, ate que a propria crianca chegue ao Grade 3 e ela passar a ser o "amigo/ajudante" de uma crianca do Kindergarten.
• Cada crianca faz uma apresentacao (em ingles: “show and share” ou “share and tell”) uma vez por semana. A do Dudu eh nas sextas-feira. A apresentacao consiste basicamente da crianca levar algo da sua casa (nao pode ser brinquedo) para apresentar para os coleguinhas na frente da sala usando o microfone. O Dudu adora porque eh muito exibicionista e mais do que ninguem gosta de falar. Ele ja levou um dia a sua chuteira/meiao/camisa do time de futebol e outro dia as revistinhas da Turma da Monica… dificil aqui eh ter ideia do que levar ;-)
• Tem feito passeios pela vizinhanca da escola para verem o outono. As arvores com folhas amarelas, laranjas, vermelhas, muitas caidas no chao...
• Uma vez por semana duas criancas sao os ajudantes (em ingles: "helpers") da professora. Isso eh outra coisa que o Dudu tambem adora porque o ajudante le, falando no microfone, o dia da semana/mes/ano e as atividades a serem feitas pela turma, alem de ter que ajudar a professora em varias atividades.

Outra coisa interessante que eles tem feito sao passeios  (em ingles: “field trip”). Na proxima semana o Dudu fara o segundo passeio com o pessoal da escola. No primeiro eles passaram a manha inteira num auditorio onde estava acontecendo um evento de artes com orquestra, apresentacao de ballet, galleria de arte. No segundo eles irao para um supermercado com a professora, nutricionistas e pais voluntarios para as criancas entenderem os grupos alimentares e o que vem a ser uma alimentacao saudavel.

Ja tem tambem programado eventos relacionados as datas festivas do ano. Nesse mes vai ter o Halloween onde as criancas irao para a escola ja fantasiadas. Vai ter leitura de livros sobre o Halloween e depois vai ter uma festinha com lanche e musica e outras atividades. O Dudu ja falou que quer ir de Buzz Lightyear, ainda vou comprar a sua fantasia :-)

Os pais sao muito requisitados a se envolverem com a escola. Ja aconteceram duas reunioes as 06:00 da tarde para dar as diretivas de como a escola ira prosseguir, uma vez por mes sou voluntaria a ficar uma aula inteira ajudando a professora no que ela precisar e alem de outras ajudas/participacoes eventuais.

Eles tiraram tambem aquela foto bem tradicional da crianca sozinha e com a turminha na escola. Daquele tipo que sempre vemos em filmes. Recebemos so as provas das fotos, mas ainda nao recebemos a foto final.

O que eu posso dizer eh que esta sendo uma experiencia muito legal. Em outro email irei falar sobre o “schoolzone”. Um site que serve de diario da escola e da crianca para atualizar os pais sobre a crianca e a escola.

Por enquanto eh isso.

[]’s Silvia

Mochila mais que querida dos Transformers
Feliz no primeiro dia de aula

2 comentários:

Sam disse...

Olá, parabéns pelo blog, fantastico!

Não vi muitos posts mas tenho uma duvida, como fica se a criança que esta entrando na escola (5-6 anos) não fala ingles? Eles aceitam, você ja viu algum caso?

Abraços!

Sam disse...

Olá, parabéns pelo blog, fantástico! Ótimas informações!

Um detalhe: como fica se a criança que esta entrando na escola (5anos) não fala ingles. Eles aceitam a criança? Você ja viu ou soube de algum caso?

Abraços!